sábado, 19 de abril de 2008

Novo PDL do transporte

O Distrito Federal terá um novo Plano Diretor de Transporte Público (PDTU). O programa foi lançado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Transportes e deve ficar pronto em 18 meses. Uma das primeiras ações será levantar dados sobre volume de tráfego e deslocamento da população. O plano ajudará a criar soluções para os problemas de transporte público no DF e Entorno.

Quatro audiências públicas serão realizadas, ainda sem datas definidas, para discutir as diretrizes do processo. Além das cidades do Distrito Federal, o plano contará com apoio de Formosa, Cidade Ocidental, Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Planaltina de Goiás. A Secretaria explicou que terão prioridades soluções que beneficiem o transporte público, em detrimento do individual.

De acordo com o secretário de transportes, Alberto Fraga, o único PDTU feito para o DF foi em 1979, mas nunca foi concluído. “Nossos dados estão desatualizados, mas sabemos que existe um fluxo muito grande de veículos vindo do Entorno para o DF. Inclusive de ônibus semi-urbanos”, comentou. Fraga ressaltou que o plano não influenciará projetos previstos no programa Brasília Integrada.


Desde o último dia 10, a Secretaria disponibiliza no site www.st.df.gov.br uma pesquisa sobre os novos serviços de transportes para que a população possa opinar sobre o que é necessário para melhorar o trânsito no DF. A enquete leva em consideração o tipo de veículo utilizado, origem e destino das viagens e quais acessórios os usuários gostariam que existissem nos veículos (ar-condicionado, poltronas acolchoadas, televisão e telefone).

O objetivo é subsidiar os estudos técnicos para implantação de um serviço diferenciado ou reestruturar os existentes. Segundo a Secretaria, a participação da população na pesquisa é importante para realizar o planejamento de curto, médio e longo prazo, e prever o que poderá ser feito para atender os anseios da comunidade.


Fonte: CorreioWeb e Jornal Local de 18/04/08 (TV Brasília)

Nenhum comentário: