sábado, 12 de abril de 2008

Basquete de rua agora



Neste sábado acontece um grande evento de valorização da cultura. É a primeira etapa da 2ª seletiva de Basquete de Rua (SEBAR), que começa às 8h e vai até às 20h, na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte. O evento terá a participação de 43 equipes no masculino e outras 4 no feminino, totalizando cerca de quinhentos atletas, que disputam, além dos troféus, uma vaga na Liga Independente de Basquete de Rua, o principal campeonato do esporte no país, que acontecerá no Rio de Janeiro. Além do evento esportivo, várias outras atividades vão acontecer na praça. Tendas com atendimento médico, nutricional e fisioterapêutico, brinquedos infláveis e jogos para as crianças, além de muita música no fim do dia. Toda essa produção é um trabalho da CUFA-DF em parceria com a Administração Regional.

A intenção do campeonato é chamar atenção para cultura desenvolvida dentro de Ceilândia, segundo o rapper Japão, integrante da CUFA no Distrito Federal, que coordena a logística do campeonato. Segundo ele, este é o segundo ano da seletiva na cidade e, desta vez, "convidamos o jogador do time de basquete Universo, Cipriano, e o campeão Pan-Americano Hudson de Souza. Atletas desse nível são ótimos exemplos de como a cultura da cidade é importante", completa.

O sucesso do último evento colabora para ótimas previsões neste sábado. "A primeira seletiva, feita no ano passado, teve público de cerca de cinco mil pessoas. "Esperamos atingir mais de seis mil esse ano. A melhor parte é ajudar a população, já que o atendimento médico é necessário na cidade. As crianças precisam de atividades de recreação e os jovens, de mais esporte. O evento vai além da divulgação do esporte de rua: é uma ação social", declara Ubiratan Paes, coordenador da CUFA no DF.
Para que o trabalho desse certo, o apoio da cidade foi fundamental. "Conseguimos ajuda da Secretaria de Esporte, Federação de Basquete de Brasília, Administração Regional de Ceilândia e de São Sebastião, onde será a segunda etapa, hospitais que cederam médicos, entre outros", comenta Japão

Segundo o gerente de Esporte, Lazer e Cultura, João Cléber, a realização da seletiva é um dos tantos acontecimentos bem sucedidos que ocorrem na Praça do Cidadão, que passou por revitalização. "A praça estava abandonada até pouco mais de um ano, quando decidimos reestruturar o espaço. Estava tomado por moradores de rua e usuários de drogas, e não merecia carregar o nome de Praça do Cidadão, porque cidadania nenhuma era exercida aqui. Mas através de parcerias e principalmente do apoio da comunidade de Ceilândia Norte, conseguimos reerguer esse espaço", disse. Segundo ele, no ano passado foram mais de 20 apresentações no local.


Fonte: Tribuna do Brasil e CUFA-DF

Nenhum comentário: