domingo, 27 de abril de 2008

Lixo em nascentes

O entulho fica amontoado às margens da Avenida Ulysses Guimarães (Elmo Serejo), ao lado da área de microempresas. No local, há terra, material de construção, restos de móveis e animais. O caminhão ia jogar mais lixo, mas desistiu depois de ver a equipe do DFTV. Mesmo quem aproveita para ganhar um dinheiro extra, sabe do perigo.

“O local traz muita doença, porque tem rato e cachorro morto”, diz o pedreiro Carlos Alberes.

O técnico em telecomunicações, Alberi Pimenta (foto), conta que a área é cheia de nascentes que estão ameaçadas pelo lixo e pelas construções. “A nossa esperança é preservar as nascentes que ainda restam. Andando, a gente encontra cinco ou seis pontos de nascentes que estão morrendo”.

Apesar da proibição na placa, o lixo está espalhado por vários pontos. O DFTV também flagrou moradores jogando sacolas no meio da rua. Eles justificam dizendo que um container que havia no lugar foi retirado e que apenas de vez em quando o caminhão do SLU passa em algumas ruas.

“Aqui é o lugar onde os lixeiros passam por último”, diz a aposentada Alice Ribeiro.

O administrador da Ceilândia, Adauri Gomes, diz que uma vez por semana caminhões do governo recolhem o entulho para levar para a Estrutural, mas lembra que a população não deveria jogar lixo orgânico no lugar.

O administrador admite que o SLU não passa todos os dias na área. Ele afirma que o problema só deve melhorar quando forem construídos cinco pontos de recolhimento de lixo na cidade.

“Com os ecopontos nós esperamos que a situação do lixo normalize na Ceilândia. Esse é um processo feito junto ao SLU, mas nós esperamos que seja o mais breve possível”, afirma Gomes.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: