sábado, 26 de abril de 2008

Isto é Ceilândia



O acervo do Museu da Limpeza Urbana é composto de forma inusitada: por peças encontradas no lixo. Máquinas fotográficas velhas, câmeras filmadoras, aparelhos de televisão, computadores, cédulas que não têm mais valor e até um aparelho de telex fazem parte da coleção do espaço cultural da empresa de tratamento de lixo. Os objetos que contam a história da limpeza urbana do Distrito Federal estão em uma casa na Usina de Lixo da QNP 28, P Sul, em Ceilândia.

A idéia de reunir o material partiu de um grupo de funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em 1996. Com a iniciativa, os trabalhadores pretendiam mostrar que o lixo pode ser uma fonte de recursos para contar a trajetória de uma cidade e seus habitantes. Artigos construídos com sucata também estão em exposição.

Uma das atrações mais antigas da casa, um boneco feito de restos de metal, recepciona os visisantes. A maioria dos frequentadores é de grupos de estudantes. O espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A entrada é franca. Porém, é preciso enviar um pedido por meio do fax 3213-0155, à superintendência do SLU, com uma semana de antecedência.



Obsimp: A imagem é em preto e branco mesmo.

Fonte: Correio Braziliense de 24/04/08

Nenhum comentário: