sábado, 26 de abril de 2008

A força da comunidade

Nesta quinta-feira, o Centro de Ensino Médio 10 no P. Sul, em Ceilândia, conseguiu apoio dos deputados para a construção de um auditório na escola. O Instituto de Cidadania Interagir, organização não-governamental (ONG), juntamente com uma comissão de cerca de 10 professores e 150 alunos, além de membros da comunidade e comerciantes, prepararam um abaixo-assinado informando da necessidade. Para a estudante Raquel de Souza, 17 anos, a construção do auditório trará benefícios à escola e à comunidade. "Aqui poderemos nos reunir, além de fazer eventos para atrair todos os moradores", comemorou.

Na próxima terça-feira, 29, a causa será votada em plenário. Se aprovada, e após o recebimento do valor prometido, o processo de licitação começará em seguida para que o auditório seja construído o quanto antes. A escola já possui um lugar disponível e apenas aguarda a decisão. Segundo o presidente da Instituição, Fernando Freitas, foram mais de mil assinaturas, além de cartas feitas pelos alunos.

Desde 1994, quando o colégio foi inaugurado, a comunidade pede a construção de um espaço próprio para as apresentações teatrais, reuniões, palestras, seminários e eventos. Por essa demora, os funcionários da escola se movimentaram e visitaram a Câmara Legislativa do DF. O ato possibilitou o encontro e a conversa com cada deputado. A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) liberou o orçamento de R$ 360 mil para a construção, mas ainda faltam assinaturas de alguns deputados. "Estamos conseguindo, dessa vez vai sair", comemorou a educadora Miriam Laurentino.

Fernando Freitas afirmou que durante esses 14 anos de espera, a verba que deveria ser mandada para a construção foi priorizada em outras obras. "A construção de obras como a ponte JK e o metrô foram priorizadas, agora estamos conseguindo finalmente o auditório", disse. O Instituto de Cidadania Interagir participa da reivindicação, pois atua com trabalhos preventivos e educativos aos jovens. E por não ter um local para a realização das palestras, resolveu se mobilizar também.

O setor P. Sul é um bairro com mais de 90 mil habitantes, possui 13 escolas públicas e nenhuma delas dispõe de um auditório. O bairro não possui um local adequado para a realização dessas atividades. Com isso, a população da cidade sentiu a necessidade de se unir e se organizar para buscar a conclusão deste objetivo o mais rápido possível.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: