quarta-feira, 16 de abril de 2008

Incineração

Um enorme carregamento de drogas, que provavelmente seria distribuído nas ruas do Distrito Federal, virou cinzas, ontem de manhã, na Usina de Incineração do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no Setor P Sul, em Ceilândia. A Polícia Federal queimou 2,6 toneladas de drogas como maconha, cocaína, merla e lança-perfume. Todos os entorpecentes foram apreendidos em operações realizadas nos últimos três anos.

Cercado por um forte aparato de segurança formado por agentes federais, o carregamento foi incinerado em poucos minutos. Ao todo, foram queimados 1,5 tonelada de maconha e cerca de 600 quilos de cocaína, além de alguns vidros de lança-perfume. A ação só costuma ocorrer após a PF receber a autorização do Poder Judiciário.

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Superintendência da PF em Brasília já apreendeu, apenas nos primeiros três meses do ano, 403 quilos de maconha e 70 de cocaína. De acordo com a direção da PF, ainda restam pelo menos mais três toneladas de drogas para serem incineradas. O estoque de drogas, que fica guardado em um cofre na superintendência, ainda aguarda decisão da Justiça para ser queimado.

Segundo a superintendente do órgão no DF, delegada Valquíria Souza Teixeira de Andrade, a eficiência das investigações e o aperto ao cerco feito pela PF contra os traficantes que utilizam a capital da República como rota do tráfico de drogas podem ser comprovados pelo volume de apreensões. "A cada ano, a DRE apreende uma quantidade maior de drogas. Esse fenômeno não de deve a um crescimento no consumo mas sim ao grande número de operações que realizamos ao longo dos últimos anos", disse.

Apenas no ano passado, a PF apreendeu 1,7 tonelada de maconha e 447 quilos de cocaína. Também foram interceptados quando entravam no DF 80 quilos de merla e 600 micropontos de LSD no mesmo ano.


Fonte: Jornal de Brasília e Rede Globo

Nenhum comentário: