terça-feira, 15 de abril de 2008

EM Ceilândia ou NA Ceilândia?

Quando fatos negativos são noticiados sobre a cidade de Ceilândia observamos nas entrelinhas um certo preconceito na hora de se referirem a cidade... O comentário é sempre como algo distante: NA CEILANDIA. A expressão é carregada de um certo preconceito velado. Observamos que o correto seria falar que o acontecimento teve sua origem EM CEILÂNDIA.

Veja se esta expressão fosse utilizada para se referir a Taguatinga e falássemos: NA TAGUATINGA - esquisito, não é! Fica aí a discussão.

Veja os comentários sobre este assunto no fórum virtual da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ceilândia:

ACIC




Vale ressaltar que as duas maneiras estão corretas. O termo EM/DE CEILÂNDIA é usado mais coloquialmente; NA/DA CEILÂNDIA, popularmente... Mas o que muitos nem prestam atenção é que o termo NA/DA CEILÂNDIA pode ser utilizado inconvenientemente para relembrar ao movimento governista que aconteceu na década de 70: NA/DA CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DE INVASÕES, onde foram usadas apenas as primeiras letras para se criar o nome da cidade... Podem se utilizar destes termos, ironicamente, para diminuir os moradores da cidade; ou para ressaltar que tudo surgiu através de invasões.

Todos os ceilandenses não gostariam de ressaltar tanto isto no nome da cidade que tanto amam pois, querendo ou não, muitos moradores de Ceilândia ajudaram a construir a famosa Brasília. E querendo ou não, continuam ajudando no crescimento do Distrito Federal.

Portanto, a maneira mais correta e que deveria ser utilizada por todos (inclusive a grande mídia) seria: EM CEILÂNDIA ou DE CEILÂNDIA.

Nenhum comentário: