terça-feira, 22 de abril de 2008

Metrô de graça



E o governo ainda quer construir prédios residenciais ao longo da linha do metrô em Ceilândia... Falta de usuários?


Os moradores da Ceilândia que quiseram ir até a festa do aniversário de Brasília, ontem, tiveram de enfrentar filas quilométricas nas quatro estações do metrô. Como o transporte era de graça, muitos moradores da cidade aproveitaram para passear de metrô pela primeira vez. O que seria um passeio de feriado normal se transformou num grande tumulto. Tanto a ida, como a volta para o Plano Piloto lotou os trens.

Nas quatro estações da Ceilândia, inauguradas no último dia 16, houve tumulto e empurra-empurra. À medida que as pessoas chegavam à estação, o tempo de espera era de aproximadamente 20 minutos. Embaixo da plataforma muitas crianças e idosos tiveram que se apertar para entrar nos vagões. Mas o tumulto não foi só na entrada do trem. Quem conseguia entrar no vagão, ficava espremido.

Segundo o inspetor de estação, Henrique Gomes Braga, as portas só foram fechadas ontem por medidas de segurança, pois a plataforma não suportava o grande fluxo de pessoas. "Lá na plataforma não cabe mais ninguém. Não adianta levar as pessoas para baixo e não ter segurança", disse o inspetor.

A idéia de andar no metrô pela primeira vez atraiu muita gente. O trem já vinha lotado de outras estações e quem pegava o metrô na estação do centro da cidade, precisou viajar em pé. Só até às 12h, mais de 60 mil pessoas teriam ido ao metro. Na estação da Ceilândia Centro, apenas cinco pessoas faziam a segurança do local.
A dona de casa Wilna Cabral, 37 anos, saiu de casa para ir a festa do aniversário de Brasília e quando chegou à estação com o marido e as duas filhas, acabou perdendo o marido de vista, tamanho era o tumulto. "Está muito lotado. Estamos aqui há meia hora, já passaram dois trens eu não consigo entrar", afirmou.
O inspetor de segurança da estação de Ceilândia Centro, Deivson Ivis de Faria, disse que foi difícil garantir a segurança para tantas pessoas. Mas segundo ele, não foi constatado nenhum acidente. "Hoje (ontem) tivemos muitos usuários. Teria que ter mais trem e mais funcionários para atender esta quantidade de pessoas", explicou. Sinomar Pereira dos Santos foi para Ceilândia passear com a família, mas na volta para casa, ele, a esposa e os três filhos, mesmo não indo para a festa de Brasília, não conseguiam embarcar.

As quatro estações do metrô da Ceilândia foram inauguradas no dia 16 de abril, em comemoração aos 48 anos de Brasília. Com o início da operação comercial neste trecho, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal estima um acréscimo de 40 mil passageiros por dia no metrô do DF. O metrô funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 23h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Cada trem tem capacidade para transportar até 1.356 mil pessoas.


Fonte: Tribuna do Brasil, Jornal de Brasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: