terça-feira, 15 de abril de 2008

Cursos da Defesa Civil

Áreas irregulares, construções de risco e prédios sem estrutura são lugares propícios para ocorrer acidentes grave. Por isso, noções de segurança começaram a ser ministradas ontem. No curso de Noções Gerais em Defesa Civil e Percepção de Risco, promovido pela Secretaria de Segurança pública, que segue com as palestras até o dia 18 para capacitar voluntários a trabalharem em núcleos comunitários das cidades, orientando a população sobre como diminuir o risco de acidentes.

O curso passará lições importantes como: identificar se um prédio oferece risco ou não, simulações de acidentes com fotos reais e orientações de como e quando acionar a Defesa Civil e qual é o dever da agência perante a sociedade. Procuraram o curso participantes de outros órgãos públicos, como policiais e bombeiros militares, membros do exército da liderança, servidores do GDF, além de jovens estudantes universitários, que representam a ordem maçônica Demolay, interessados em orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção.

Organizadora do evento, Edna Gonçalves Oliveira frisa a importância do curso por existir em Brasília pessoas que moram perto de prédios vulneráveis, que podem oferecer riscos diversos. "É importante saber lidar com esses problemas da maneira mais segura possível para poder minimizar os danos gerados", afirma. O evento também marca os 25 anos da Defesa Civil no DF, que como comemoração organiza para o próximo semestre duas campanhas: uma para cuidados que devem existir no período seco da cidade e outra com workshops que irão ensinar a prevenir acidentes com fogos de artifício durante o mês de junho, período das festas juninas.

Gratuito, o curso já está na sua 77° edição. Até hoje, formou mais de 4 mil alunos. Apesar de já ter as inscrições desta turma encerradas, o evento ocorre mensalmente durante toda última semana do mês. A inscrição pode ser feita na QNM 28 Área especial, Ceilândia Norte, sede da Defesa Civil. Também estão previstos mini-cursos em diferentes cidadees futuramente.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: