segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ceilândia 37 anos - Desfile Cívico

O tradicional desfile cívico-militar de Ceilândia aconteceu ontem (13/04/08) e levou uma multidão paras as ruas da cidade. Estudantes, moradores, polícia militar, bombeiros, entre outros, desfilaram em comemoração ao aniversário de 37 anos da cidade.

Além do desfile houve também a abertura das Olimpíadas Escolares.


HISTÓRIA

A cidade foi construída com o propósito de erradicar as invasões existentes no Distrito Federal no início da década de 70 (o nome vem da sigla CEI - Campanha de Erradicação de Invasões + o sufixo lândia).

A população é constituída majoritariamente por migrantes nordestinos, que predominam com suas influências culturais na alimentação, linguagem, hábitos e manifestações culturais e religiosas, embora esses elementos se mesclem com elementos culturais do Centro-Oeste.

A predominância do abastecimento resultante das feiras-livres vem da cultura nordestina. Além da importância econômica, a cidade preserva os hábitos de consumo e de socialização da população local.

Hoje em dia, Ceilândia é uma cidade com população de mais 378.000 habitantes, cerca de 4,5 mil estabelecimentos comerciais (entre formais e informais) e 1,6 mil indústrias. A população economicamente ativa é de mais de 160 mil pessoas.



A data oficial da fundação da cidade de Ceilândia é 27 de março de 1971.

Fonte: Faculdade Cenecista de Brasília

Nenhum comentário: