segunda-feira, 7 de abril de 2008

Atitude

No início, as crianças só queriam conhecer o novo local para estudo. Ficavam folheando livros com rapidez e inquietude. Mas mostravam curiosidade quando chegavam novos exemplares. Com o tempo, tomaram gosto pela Felicidade Clandestina, nome da sala de leitura da ONG Grupo Atitude, em Ceilândia, inspirado em um conto da escritora Clarice Lispector.

O espaço, localizado na sede da ONG, conta com obras de literatura infantil e juvenil e faz parte de um projeto educacional criado há três anos pelo grupo para acolher leitores estudantes de escolas públicas e da comunidade, estimulando neles o hábito de ler. O acervo, com pouco mais de três mil livros, foi estruturado por meio de doações e recursos do Programa Prazer em Ler C&A.

As estratégias para o encantamento com a leitura são atraentes, como a do Sorvete com o Escritor, em que as crianças tomam sorvete enquanto um autor da cidade ou da região fala sobre suas obras, sua vida, como é escrever um livro, ou as Rodas de Leitura, todas as terças-feiras. Nelas, a cada mês é estudado um autor da literatura clássica. Neste mês de abril é a vez de Monteiro Lobato.

Outra atividade que estimula a leitura é o teatro. A pedagoga do Grupo Atitude, Hilariana de Oliveira, explica a lógica dessa estratégia: “As crianças, para encenar, querem fazer o melhor na hora de incorporar o personagem. Por isso, elas lêem com afinco a história que vão apresentar”.

Lucas de Menezes, da 6ª série do Centro de Ensino Fundamental 4, diz que vai à sala para ler e se diverte. “Gosto de emprestar o meu corpo para os personagens no teatro. Já perdi a conta de quantos livros eu li aqui”, diz.

O resultado do trabalho, segundo Hilariana, já está sendo percebido pelos educadores e pais dos estudantes. “Os professores dizem que eles estão aprendendo com mais facilidade as matérias nas salas de aula, pois são mais concentrados e empenhados. Aqui na sala, eles se comportam melhor e passaram a ter vontade de ler. Em casa, os pais notam que os filhos estão mais educados e conscientes da realidade do mundo e das questões sociais”.

O grupo conta com o apoio da comunidade para o trabalho. Hilariana diz que é preciso recolher mais livros e pede doação. Quem quiser doar livros deve ligar para o telefone 3372-8077.


A sede da ONG Grupo Atitude funciona na QNM 21 Conjunto B Casa 20, Ceilândia Sul.

Fonte: Jornal Coletivo e Grupo Atitude

Nenhum comentário: