quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jovem Embaixador

O programa Jovens Embaixadores é desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos, só para alunos da rede pública, desde 2001. Para 2009 as inscrições já começaram. “O nosso maior objetivo é valorizar a educação pública no Brasil. Só no ano passado tivemos mais de três mil inscritos. Excelentes meninos foram selecionados”, afirma a coordenadora do projeto, Márcia Mizuno.

Para ser um jovem embaixador, além de estudar em escola pública é preciso ter entre 15 e 18 anos, boas notas, falar inglês fluentemente e ser voluntário de um projeto social há pelo menos um ano. Os estudantes fazem provas de inglês e ainda disputam com jovens de todo o Brasil. A viagem de duas semanas aos Estados Unidos pode ser o começo de um futuro inimaginável.

Guilherme da Silva Durantes guardou a passagem para Washington, o ingresso do jogo de hóquei e a foto com a primeira dama, Laura Bush, tirada em janeiro do ano passado. Mas ele terá muito tempo para juntar mais lembranças dos Estados Unidos.

Morador de Ceilândia, filho de um vigilante com uma professora, ele concorreu a uma bolsa de estudos depois de participar do programa. Mandou carta para cinco universidades e foi selecionado em quatro delas. Em setembro, Guilherme estudará na Universidade de Chicago, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos.

"Eu vi que a educação vale a pena e que correr atrás do que a gente quer também. Não é só discurso, não é só demagogia. É uma coisa que temos que correr atrás porque ninguém vai conseguir pra gente", revela o estudante.


As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto. O site da Embaixada Americana traz a lista com os locais de inscrição. O lançamento do programa para o ano que vem será hoje (22), no Rio de Janeiro.


Fonte: Rede Globo e Correio Braziliense de 21/04/08.

Nenhum comentário: