terça-feira, 26 de agosto de 2008

Voto facultativo?!

Nesta terça-feira (26), às 14h, o deputado federal Geraldo Magela iniciou, na plataforma superior da Rodoviária, uma campanha de rua a favor do voto facultativo. Nessa ação, o deputado pretende conversar com a população a respeito do tema e colher assinaturas apoiando a liberdade de escolha na hora de votar, ou não.

De acordo com Magela, o voto deve ser encarado como um direito e não como uma obrigação ou um dever passível de punição. "Nas principais democracias representativas o voto é sempre facultativo. É evidente a correlação entre o voto obrigatório e o autoritarismo político. O voto facultativo é, sem dúvida, mais democrático e reflete melhor a vontade do eleitor", avalia o parlamentar.
Durante sua campanha, Magela vai visitar escolas, faculdades, participar de fóruns a respeito do tema e pretende buscar apoio de outros parlamentares em favor do voto facultativo. Pesquisas recentes comprovam que a maioria da população brasileira não só apóia o voto facultativo, como repudia o obrigatório.

“O direito de escolher seus representantes diretamente é uma prerrogativa inerente à cidadania. Assim sendo, o voto é um direito do cidadão, é onde se exerce a democracia. O voto obrigatório deixa de ser um direito e passa a ser uma imposição. Deixa de ser a livre manifestação para transformar-se em manifestação forçada, o que caracteriza a ausência de liberdade”, destaca o deputado confiante em mais uma vitória.

Segundo ele, não faz sentido afirmar que o voto facultativo poderia favorecer a instabilidade democrática ou promover o distanciamento entre o governante e a vontade da sociedade. Se o voto obrigatório fosse garantia de estabilidade democrática, não teria havido golpe no Brasil, nem na América Latina. Segundo pesquisa realizada, o voto é obrigatório em apenas 30 países do mundo, sendo que metade deles fica na América Latina.

No entendimento de Magela, o voto obrigatório empobrece a política e mantém os velhos grotões da política dos coronéis que trocavam votos por qualquer coisa. O deputado defende que o voto seja dado ao candidato por suas idéias e ações em prol da melhoria de vida de toda a sociedade.


Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: