domingo, 17 de agosto de 2008

Viaduto é inaugurado

Até 2010, os 13 quilômetros da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) serão totalmente reformados, ganharão faixa em concreto exclusiva para ônibus e aumentarão a capacidade para atender o crescente fluxo de veículos. Ao inaugurar o viaduto Israel Pinheiro, na manhã deste sábado (16), o governador José Roberto Arruda lançará os editais da próxima obra na rodovia, que recebe 140 mil veículos todos os dias.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Luiz Carlos Tanezini, a reformulação de toda a EPTG custará R$ 190 milhões – 70% bancados por empréstimos com o Banco Mundial (Bird) e os 30% restantes como contrapartida do GDF. Além de agregar mais uma faixa às três já existentes em cada sentido, o projeto inclui ainda a construção de duas vias auxiliares, com duas faixas cada. “Haverá faixas exclusivas para ônibus com pavimentação de concreto, o que aumenta a durabilidade da pista”, explica Tanezini.

Fluidez no trânsito
Primeira grande mudança na estrutura viária no DF dentro do programa Brasília Integrada – que visa modernizar todo o sistema de transporte do DF – o viaduto Israel Pinheiro levou 14 meses para ficar pronto e beneficiará principalmente moradores de Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueiras, Estrutural e Taguatinga. A obra custou R$ 21 milhões – também com 70% de financiamento do Bird – e será fundamental para melhorar a fluidez do trânsito na DF-085.

Iniciado em junho do ano passado, o viaduto deveria ser concluído em um ano. Arruda chegou a anunciar que o novo trecho seria entregue à população no dia 21 de abril último, aniversário de Brasília. O DER, no entanto, culpa as fortes chuvas que só pararam em maio pelo atraso. “Nesta época estávamos na fase da terraplanagem e as chuvas inviabilizavam a continuidade da obra”, explica Tanezini.

A abertura dos viadutos para os carros significará o fim dos congestionamentos no trecho de 1,2 quilômetro que dá acesso ao Park Way, Águas Claras e Vicente Pires especialmente nos horários de maior fluxo – das 7h às 8h e das 18h às 19h.


Assista ao vídeo: CorreioWeb/Tv Brasília

Fonte: ClicaBrasília, Rede Globo, Jornal Coletivo, Correio Braziliense, Jornal Local, Rede Record e Band Cidade de 16/08/08

Nenhum comentário: