quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Candidato é assassinado

Candidato a vereador em Águas Lindas de Goiás, José Venceslau da Costa (PP), conhecido como Irmão Venceslau, foi assassinado na noite dessa quarta-feira (20/08) quando acompanhava o primeiro comício de Geraldo Messias (PP) que disputa a prefeitura do município no Entorno do Distrito Federal. Até o fechamento desta edição, o criminoso não havia sido identificado pela Polícia Civil de Goiás. O candidato levou pelo menos um tiro na cabeça em meio a cerca de três mil pessoas que acompanhavam os discursos políticos.

O disparo ocorreu quando Geraldo Messias terminava de falar, tocava o jingle da campanha e os fogos de artifício começavam a estourar. Um homem atirou e fugiu numa moto, segundo relato de testemunhas. O crime foi presenciado pelo deputado federal Leonardo Vilela (PSDB-GO), pelo administrador de Taguatinga, Benedito Domingos, que é presidente regional do PP-DF, e por assessores do governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP). “Pensei que a bala era para mim. Vinha na minha direção”, afirma Messias. O candidato afirma que anda com quatro seguranças desde que sua casa, em Águas Lindas, foi invadida há dois meses por homens armados. Ninguém se feriu.

Venceslau disputava a eleição à Câmara Municipal pela segunda vez, de acordo com Messias. Era pedreiro e estava acompanhado da família, mulher e quatro filhos — um dos quais portador de necessidades especiais. Ele participou da organização do comício num bairro chamado Cidade do Entorno. “Era um homem sereno, evangélico”, descreve o candidato. Benedito Domingos conta ter ficado muito assustado. “Não havia um carro da polícia. Não é possível fazermos campanha sem proteção. A Força Nacional de Segurança deveria acompanhar as eleições no Entorno”, acredita.




Não é o primeiro crime envolvendo políticos nos municípios vizinhos. Em 2004, o atual prefeito de Valparaíso, José Valdécio (PTB), sofreu um atentado durante a campanha eleitoral. Ele levou cinco tiros. Há oito anos, o líder comunitário João Elísio foi assassinado em Águas Lindas. Ele era considerado um potencial candidato à prefeitura, mas morreu porque supostamente denunciava a existência de um grupo de extermínio na região. O assassinato de João Elísio mexeu com o processo eleitoral. Em Águas Lindas, nas eleições de 2000, ninguém subia em carro de som para fazer discursos sem coletes à prova de balas.

O corpo de Venceslau na noite de ontem seria levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia (GO), já que em Águas Lindas não há esse tipo de serviço. Ferido e agonizando depois dos disparos, o candidato a vereador foi atendido num posto médico sem muita estrutura. Já chegou em situação bastante debilitada e não resistiu. A polícia começou ontem mesmo a ouvir testemunhas que acompanhavam o comício.


Fonte: Correio Braziliense e ClicaBrasília

Nenhum comentário: