sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Fim do acampamento

Os ex-concessionários do Sistema de Transporte Público Alternativo (STPA), ameaçam desde ontem (13/08/08), ficar acampados em frente à Câmara Legislativa. Mas ao cair da madrugada, apenas 15 vans continuaram no local. Eles diziam que só iriam embora quando os deputados distritais dessem um parecer favorável à reivindicação da categoria de voltar às ruas.

Após conversaram com alguns parlamentares, o Sindicato dos Permissionários do Sistema de Transporte Público Alternativo (Sintrafe/DF), decidiu suspender o acampamento até esta quarta-feira para estender as negociações. O Sintrafe quer que ao menos 300 vans voltem a circular nas áreas rurais e condomínios.

Funcionários das cooperativas que exploram os microônibus também estiveram presentes e acompanharam a sessão plenária. Os ânimos ficaram acirrados. De um lado o pessoal das vans pressionando a aprovação do decreto legislativo que suspenderia a portaria da Secretaria de Transporte que os impedem de circularem. Do outro, os novos concessionários que querem a manutenção do atual sistema. Apesar das disputas, não houve qualquer tumulto ao longo do dia.

O líder do PT, deputado Cabo Patrício, disse que ambos os grupos devem se unir em prol do sistema de transporte do Distrito Federal. "Fica parecendo que é um jogo de segmentos. Todos são trabalhadores e o PT vai lutar por todos os trabalhadores", afirmou. Patrício também disse que a qualquer momento os distritais podem derrubar a portaria através de decreto legislativo. "Não se resolve o problema por uma questão política ou por vaidade do secretário de Transportes, Alberto Fraga", apontou. Nenhum deputado da base governista falou sobre o assunto.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: