quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Vacinação

Sábado (09/08/08) é dia de vacinação em todo o Distrito Federal. Mas não serão somente as crianças, com a vacinação da poliomielite — o alvo da campanha realizada pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF. Adultos — homens e mulheres — com idade entre 20 e 39 anos também devem buscar os postos para receberem uma dose da vacina dupla viral (rubéola e sarampo) e garantir imunidade contra a rubéola que, se atingir uma grávida, pode provocar aborto ou sérias lesões nos bebês.

São 366 postos localizados em hospitais, centros e postos de saúde, shoppings e supermercados. Não será por falta de local que a população deixará de se vacinar. O objetivo da Secretaria de Saúde do DF é distribuir 300 mil doses da vacina Sabin — contra a paralisia infantil — e imunizar cerca de 207 mil crianças. Também serão distribuídas1,1 mil doses da vacina contra a rubéola, somente neste sábado. Até 12 de setembro, quando a campanha contra a rubéola será encerrada, o objetivo é imunizar mais de 900 mil adultos no DF.



Esta é a primeira vez que os homens estão incluídos num trabalho desse porte. O motivo, segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde, enfermeira Rosilene Rodrigues, é que eles se tornaram mais suscetíveis à infecção pelo vírus. Apesar de a rubéola ser uma doença benigna, o homem se torna um transmissor — pelas vias respiratórias — e, se a pessoa infectada for uma gestante, há riscos de nascerem bebês com a síndrome da rubéola congênita.

O agente de telecomunicação Erick Rodrigues de Oliveira, 20, soube ontem que haverá campanha de imunização. “Eu não me lembro se já tomei a vacina da rubéola e nem estava sabendo que haveria vacinação”, disse ele. No entanto, Erick reconhece a importância da campanha. “Sei que é para o bem da minha saúde. Por isso, vou me programar para conseguir um horário em um posto de saúde na minha cidade, em Ceilândia”, disse ele.

Em 2007, houve 8.672 casos em todo o Brasil, o que foi considerado um surto. Desse total, 70% foram em homens. Nasceram 17 bebês com a síndrome. No Distrito Federal, houve 472 casos confirmados, sendo a maioria (67%) também homens. Mas não houve casos de síndrome.

“Com a campanha deste ano queremos quebrar a cadeia de transmissão”, afirma Rosilene Rodrigues. “Homens e mulheres de 20 a 39 anos precisam se vacinar neste sábado”. As outras faixas etárias poderão comparecer aos centros de saúde onde sempre há vacinas à disposição.




A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse. As crianças atingidas com a síndrome da rubéola congênita podem sofrer de deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

Embora o homem não sofra conseqüências pela infecção, o desconforto causado deve ser levado em conta na hora de pensar se vale a pena ir ao posto se vacinar. Os sintomas são os mesmos que atingem as crianças. É necessário fazer repouso de, pelo menos, oito dias. Há casos em que os sintomas não aparecem, mas a pessoa infectada também é transmissora da doença.

“A prevenção é a única maneira de garantir que o homem não estará transmitindo a rubéola para a esposa, a irmã, a mãe, a namorada ou a colega de escola ou de trabalho”, afirma a gerente de Vigilância Epidemiológica.

Mesmo que a pessoa já tenha se vacinado, deve receber uma dose extra hoje. É preciso observar um prazo de 30 dias para as mulheres que pensam em engravidar e para quem é doador de sangue. A dona-de-casa Maricélia Gomes da Silva, 26, garante que tomará a vacina no sábado. Ela já é mãe de Maria Letícia, 2 anos — que também será imunizada no sábado contra paralisisa infanti —, mas pretende engravidar novamente. “Vou me prevenir para que não cause nenhum problema quando eu engravidar”, disse ela.



Confira a lista dos postos de vacinação no site do Correio Braziliense


Veja o vídeo: CorreioWeb/Tv Brasília


Fonte: Correio Braziliense, Clica Brasília, Jornal Coletivo, Rede Globo, Jornal Local e Rede Record de 07/08/08

Nenhum comentário: