quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Viagem demorada

Quem mora ou trabalha em Samambaia e depende de ônibus para Ceilândia pode levar até três horas para fazer o percurso que duraria, no máximo, 30 minutos. Logo, ir para o Nordeste de avião é mais rápido que chegar de ônibus à satélite. Na manhã de ontem, a feirante Marilene de Lima Sales, fez uma queixa ao GDF sobre a situação da linha de ônibus que liga as duas satélites. A feirante explicou que a linha que faz percurso de Ceilândia e passa pelas quadras 200 e 400 de Samambaia Norte não atende a necessidade da comunidade.

Mas as reclamações não vêm de agora. Segundo Marilene, o problema sempre existiu, mas foi agravado depois da retirada da van que fazia o caminho. Se antes ela pagava quatro reais por dia para fazer o percurso, hoje paga, no mínimo, seis, para fazer o mesmo trajeto. "Sempre foi difícil, mas agora a situação ficou insustentável. Essa eles têm que colocar uma linha de ônibus que faça esse percurso", reclamou.

Mas a queixa não é só da feirante. Assim como ela, muitos trabalhadores da feira Permanente de Samambaia Norte e moradores das Quadras 200 e 400 que precisam ir e vir de Ceilândia confirmaram a existência do problema.

A linha de ônibus nº 397.2 até que existe, mas segundo os moradores, não tem um horário certo para passar nas paradas de ônibus das quadras. "Um dia passa de uma em uma hora, no outro passa de três em três", reclamou uma moradora.

Segundo a presidente da associação dos Feirantes, Luzia Fernandes Barbosa, ela mesma já fez várias solicitação ao DFTrans sobre o problema, mas até hoje não teve nenhuma resposta. Num abaixo-assinado, ela recolheu aproximadamente 60 assinaturas, apenas dos funcionários da feira que precisam da linha para ir e voltar para Samambaia. "Há 15 anos que trabalhamos aqui e somos penalizados pela falta de ônibus. Promessas existem, mas temos cobrado tanto, sem retorno da parte deles, que não dá mais para acreditar", reclamou.

Segundo ela, o abaixo-assinado foi entregue três meses antes, ao gerente de Relações com a Comunidade e Usuários da DFtrans, Wilson Magalhães Batista, mas até hoje não obteve resposta. Procurado, Wilson Magalhães Batista, informou que recebeu o abaixo assinado e o encaminhou para a área técnica, para avaliar a necessidade de se implantar uma nova linha naquele percurso. "Estamos esperando resposta da área técnica sobre a colocação de uma nova linha", esclareceu. Ele informou ainda, que vai encaminhar a denúncia da falta do cumprimento do horário da linha 397.2, para a Gerência de Fiscalização, para que os fiscais dos DFtrans fiscalizem a empresa responsável pela linha.



Uma linha que era feita anteriormente por vans, já circula sem problemas entre as cidades.

Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: