segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mais Arena Cultural

Um mês depois da denúncia feita pela Tribuna do Brasil no TB Ceilândia, que o ginásio abandonado em Ceilândia era ponto de encontro de usuários de drogas e marginais, a administração da cidade partiu para a revitalização do espaço. A idéia de transformá-lo em uma "Arena Cultural" foi levada à administração por quatro representantes de movimento culturais da cidade, que pretendiam sensibilizar o poder público no concretização do projeto.

De acordo com o órgão, na última quinta-feira seria retirado o lixo acumulado nas obras, feita pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). No sábado estava previsto um mutirão de limpeza com a ajuda, inclusive, da comunidade e dos moradores de rua - cerca de 70 pessoas - que dormem ali.

A construção inacabada e abandonada do ginásio que fica na QNN 13 de Ceilândia, perto do Centro Cultural da cidade e da estação do Metrô da Ceilândia Norte, agora será transformada em espaço alternativo destinado a atividades culturais de cidade. O ginásio que iria integrar o Centro Cultural era uma obra que já contava com recursos da Caixa Econômica Federal e a supervisão da Secretaria de Esportes, porém, a empreiteira responsável havia abandonado a obra antes de terminar a construção.

Após a denúncia, o então administrador da cidade, Adauri da Silva Gomes, já havia solicitado ao SivSolo a demolição do espaço. Depois da consolidação do projeto feito, Adauri reconsiderou a solicitação e pediu para o espaço não ser mais demolido. Para ele, esse seria o primeiro passo para dar continuidade ao projeto.

O gerente de Esporte e Cultura, João Cléber Fernandes, disse que aquele será o primeiro espaço destinado exclusivamente para a cultura da Ceilândia, que estava carente de espaços como aquele. "A cidade que é uma das mais riscas culturalmente do DF, com artistas reconhecidos em todo Brasil merece uma espaço destinado à cultura", disse.

Os idealizadores da "Arena Cultural" esperam fazer o primeiro evento no novo espaço ainda neste ano. O local será destinado a desenvolvimento de projetos sociais, como oficinas gratuitas de teatro e música para adolescentes e adultos, apresentações de manifestações culturais, de esporte e lazer.

No sábado, os gestores do novo espaço, com o apoio da administração, realizaram evento com a apresentação de diversas atrações, para demonstrar que o local é ideal para ser uma arena cultural.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: