sábado, 30 de agosto de 2008

Distrital sugere faculdade distrital

Após a inauguração de um Câmpus Avançado da Universidade de Brasília (UnB) no Gama, no início da semana, os deputados distritais se reuniram, ontem, em plenário, para discutir a criação de uma universidade distrital. O deputado Rogério Ulysses (PSB) defendeu que o GDF passe a investir no ensino superior público na cidade. "Aqui nós temos uma lacuna enorme. A única universidade pública do DF é a UnB, uma instituição federal. Deveríamos seguir o exemplo das universidades estaduais das outras unidades da Federação", reivindicou.

O distrital afirmou, ainda, que a expansão da UnB para outras cidades não é suficiente. "Acho um absurdo termos que depender da expansão da UnB para as cidades. Chegou a hora de termos também a nossa universidade", afirmou. A sede provisória da universidade no Gama possui duas salas para 120 alunos cada, dois laboratórios de informática com 60 terminais e um laboratório de físico-química. A construção definitiva será na entrada da cidade, próximo às indústrias, e custará R$ 9 milhões. A versão final da obra terá 700 mil m², dois prédios com cinco mil m².

Na terça-feira (26), foi inaugurado em Ceilândia outro câmpus da UnB. As aulas serão ministradas, provisoriamente, no Centro de Ensino Médio 4. A escola foi reformada para receber os calouros. Foram gastos cerca de R$ 700 mil na renovação de dez salas de aula, além de salas de professores e dois blocos. Serão oferecidos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde e Terapia Ocupacional.

Eurides Brito (PMDB), ex-secretária de Educação no governo Roriz, entretanto, manifestou cautela em relação à proposta do colega parlamentar. "Considero muito importante termos uma universidade distrital, mas não podemos entrar com toda força no ensino superior em detrimento do ensino básico, já que o orçamento para educação é um só", alertou.


Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: