domingo, 31 de agosto de 2008

Mudanças no português

O fotógrafo entrevistado nasceu em Portugal, mas morando há 38 anos no Brasil, estranha quando encontra certas palavras nos jornais portugueses. “Olhando um semanário importante na internet, encontrei logo na página principal a palavra ‘actualidade’, as atualidades. Há um ‘c’ a mais”, indica.

Os oito países que falam português vão passar a escrever da mesma maneira. A partir de janeiro do ano que vem, começa a valer o Acordo Ortográfico, assinado para padronizar o idioma, facilitar o intercâmbio cultural e a difusão da literatura de língua portuguesa.

Haverá mudanças na grafia de algumas palavras: o trema de palavras como “freqüente” e “cinqüenta” vai desaparecer. O alfabeto oficial incluirá as letras “k”, “w”e “y”. Acabarão os acentos circunflexos em palavras com duas letras "e" seguidas, como “crêem” e ”dêem”.

O mesmo acontecerá com palavras que têm duas letras "o" seguidas, como “enjôo” e “vôo”. Palavras com as vogais "ei" e "oi" vão perder o acento, como “idéia” e “jibóia”. E o uso do hífen vai ser simplificado.

Um professor de um cursinho preparatório para concurso já avisou aos alunos: “Será preciso estudar duas vezes agora. A regra de hoje e como ficará depois”, afirma. Mas haverá três anos para adaptação - prazo para que as gramáticas e livros sejam modificados. Até dezembro de 2012, as duas formas de grafia serão aceitas em vestibulares e concursos.

“Hoje a gente se prepara para o concurso com uma regra. A partir do ano que vem, serão novas. Teremos que investir dinheiro e tempo para nos adaptarmos”, diz um aluno. “Não sabemos direito nem as regras atuais. Teremos mais coisa para aprender. Fácil não vai ficar”, opina outra estudante.


Os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores abriram uma consulta pública sobre o Acordo Ortográfico. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas por e-mail (acordoortografico@mec.gov.br) até segunda-feira, dia primeiro.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: