domingo, 17 de agosto de 2008

Opinião: cadastro de alunos-problema

A medida é polêmica e deve provocar amplos debates em toda a comunidade escolar. A Secretaria de Educação quer registrar nos cadastros dos estudantes os incidentes relacionados às questões de violência. Ou seja, a ficha do aluno passaria a relatar seu histórico de indisciplina e até mesmo atos de vandalismo e agressões.

A proposta surge em meio a notícias sobre um suposto aumento da violência nas escolas. Agressões a professores e briga entre estudantes foram parar na imprensa. Isso sem falar no assassinato do diretor do Centro de Ensino do Lago Oeste, morto por traficantes.

O momento é delicado e merece atenção especial das autoridades. Debater alternativas para essa questão é uma prioridade para todos os envolvidos no processo educacional: governo, professores, funcionários, sindicatos, estudantes e os pais.

De nada adiantarão medidas radicais se a comunidade não estiver envolvida na sua aplicação e na busca por soluções. É um problema social e que não será resolvido simplesmente com decisões administrativas.


Fonte: Jornal de Brasília de 16/08/08

Nenhum comentário: