sábado, 30 de agosto de 2008

Cantoria


A cidade mais nordestina do Distrito Federal recebe hoje (30/08/08), às 20h, na Casa do Cantador a dupla de repentistas, José Roque e Terezinha. O show será um marco dos dez anos da parceria concretizado na gravação de um DVD. Programa para toda a família, os trovadores irão encantar os presentes com o bom embolado de coco e muita diversão.

"O repente sai na hora. A platéia é a inspiração", diz Terezinha. Segundo a repentista, a produção foi idealizada com as características do sertão que encantará a todos. "A nossa idéia é agradar o povo. Vai ter de tudo um pouco. O repertório é vasto e há as trovas arranjadas", explica.

A gravação do DVD durará cerca três horas. Um verdadeiro show de improvisação. A dupla ficará desafiando um ao outro com sátiras decoradas geralmente de solteiros e casados. "Todo o show é feito em duplo sentido. Vai ser só alegria. Vamos cantar e lotar todo o espaço", diz José. Os versos são o sorte da dupla.

O show tem a participação do grupo de forró Trio Siridó e algumas duplas de cantadores repentistas violeiros. A festa promete envolver a todos ao som do pandeiro dos cantadores anfitriões e o que a imaginação proporcionar. Para José Roque, a gravação do DVD nesta fase da carreira é um sonho. "É uma forma de concretizar o nosso trabalho. Com certeza, a emoção será completa", diz.

Para José, a expectativa é conseguir arrancar do público todas as gargalhadas e fazer com que apreciem o DVD em casa. Segundo ele, esquecemos todas as dificuldades em prol desse projeto. "O medo de Terezinha foi superado. Ela tinha receio de produzir um DVD aos 72 anos", diz. Além disso, ele ressalta o quanto é importante valorizar o local onde a dupla decidiu cantar repente. É um grande prazer gravar em Ceilândia. "É sem dúvida a oportunidade das nossas vidas", afirma.

A dupla surgiu no Rio de Janeiro ao acaso. Terezinha foi a passeio a terra carioca encontrar uma irmã, mas as raízes nordestinas ficaram assim como o seu sotaque. Em um dos encontros da vida, Roque José e Terezinha decidiram agradar o público com o dom do repente o que acabou virando profissão.




A Casa do Cantador é conhecida como Palácio da Poesia e Literatura de Cordel - palco dos grandes festivais de repente do Brasil.Lá, acontece a Cantoria de Pé de Parede, com o Desafio do Repente. Inaugurada em 9 de novembro de 1986, o local abrange uma instalação moderna, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Além disso, é uma instituição dedicada à cultura popular.



Hoje (30/08/08), às 20h, gravação de DVD dos repentistas Roque José e Terezinha na Casa do Cantador (QNN 32 Área Especial G - Guariroba). Classificação livre. Informações: 3378-5067/ 4891 e 9248-0800 com Rosa Alves.


Fonte: Tribuna do Brasil e Sou de Ceilândia

Nenhum comentário: