sábado, 9 de agosto de 2008

Carreata de vanzeiros

Os ex-permissionários do Sisterma de Transporte Público Alternativo (STPA) foram às ruas pedir agilidade nas negociações para que as vans voltem à circular. Depois de 26 dias de discussões sem acordo, o Sindicato dos Permissionários dos Sistemas de Transporte (Sintrafe), levou ao meio dia de ontem, aproximadamente 300 vans, das 672 que pararam de circular no último dia 25, para pedir mais atenção ao GDF para o movimento. Motoristas, cobradores e familiares, com buzinas e cartazes, pediam os empregos de volta.

A carreata pegou os trabalhadores que estavam saindo para o almoço de surpresa, causando pequenos congestionamentos em alguns pontos do Distrito Federal. O comboio saiu de Águas Claras, passou pelo Núcleo Bandeirante, Eixão, Esplanada dos Ministérios e terminou em frente ao Palácio do Buriti.

O presidente do Sintrafe, Fontedejan Santana, informou que com a substituição das vans pelos microônibus provocou o desemprego direto de, no mínimo, 3.500 pessoas, entre motoristas e cobradores. "Esperamos que o governo se posicione em favor do nosso trabalho. Hoje estamos iguais ao Movimento dos Sem Terras, sem a nossa principal ferramenta de trabalho. Precisamos trabalhar", desabafou.

A estratégia da categoria seria conversar com o Secretário da Casa Civil, José Geraldo Maciel, interlocutor do governo para fazer a negociação com a categoria, e propor novas alternativas para os permissionários. Mas o secretário não se pronunciou sobre a manifestação.

Sem negociação, o sindicato ameaçou estacionar os carros em frente a residência Oficial de Águas Claras, até que a situação seja resolvida, voltando atrás pouco depois. Contudo, prometeram retornar com os veículos na próxima segunda-feira, e refazer a manifestação.

O sindicato garantiu que, também na segunda-feira, vai sugerir ao GDF uma proposta emergencial para que, no mínimo 300 vans voltem a circular em alguns pontos do DF. Segundo Santana, o STPA pretende atender rotas em locais onde os ônibus convencionais e os microônibus não passam. "Essas rotas seriam nas zonas rurais e nos condomínios, como os de Sobradinho e Planaltina onde o transporte é precário. Temos que trabalhar, e a categoria quer emprego", disse.
Segundo ele, as rotas alternativas foram feitas por dois engenheiros de trânsito do próprio sindicato.

No último encontro entre Sintrafe e GDF, na quinta-feira, foram apresentadas algumas propostas aos permissionários, contudo, foram rejeitadas.



Veja o vídeo no link do CorreioWeb/Tv Brasília.

Fonte: Tribuna do Brasil, Correio Braziliense, Jornal de Brasília de 09/08/08 e Jornal Local de 08/08/08

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