terça-feira, 26 de agosto de 2008

Medo de atentado

Francisco de Souza, o ex-vereador de Águas Lindas (GO) conhecido em toda a cidade como Ceará, está com medo, mas não se esconde. Apontado como testemunha crucial na investigação do assassinato do candidato José Venceslau da Costa (PP), ele não gosta da tese de que era o alvo dos criminosos que acabaram matando o político por engano.

A semelhança é inegável. Ceará, cauteloso e com voz trêmula, disse que se a tese policial se confirmar pretende tirar uma nova identidade para marcar a data do “renascimento”. “É uma comemoração por estar ainda vivo”, afirmou ao Correio.

Ceará não nega a fisionomia parecida, mas relata pontos que o diferenciavam de Venceslau na noite do crime. Ele contou que na hora do comício estava com uma camiseta florida, enquanto o candidato a vereador usava uma camisa creme. “A gente estava com roupas diferentes, mas sabe que no escuro todo gato é pardo”, afirmou Ceará.

Diante da tese predominante da Polícia Civil de Águas Lindas e com o suposto assassino ainda solto, ele teme sofrer represálias e demonstra até um certo grau de paranóia. Relatou que o carro emprestado a um amigo voltou com a seguinte inscrição no vidro sujo: “É você”, segundo ele uma referência aos seus depoimentos. “Toda essa história dá medo, mas eu estou junto dos policiais e eles já estão atrás desse cidadão que nem merece ser chamado de cidadão”, afirmou Ceará.

Ex-vereador, Ceará está em franca campanha para eleger correligionários do PP. E, por isso, os temores de atentado eleitoral contaminaram os aliados. O candidato a vereador Sebastião Antônio da Silveira disse que, além de ameaças de morte, foi espancado por motivos políticos. Segundo ele, os criminosos disseram que o ato era um aviso para ele desistir da candidatura.

Ontem, ele disse ter recebido um bilhete escrito “você é o próximo”. Apesar das ameaças, Silveira não fez nenhum boletim de ocorrência, nem comunicou o fato à Justiça. “Não quero usar isso para virar vítima”, disse. Silveira relatou que depois da morte de Venceslau dorme na casa de amigos para não ficar sozinho.

A mesma precaução teve a família do candidato a vereador assassinado. A mulher, Domingas Ricaldini, e os filhos preferiram deixar a casa onde moravam no bairro Cidade do Entorno, um dos mais violento de Águas Lindas, e estão alojados na casa de um familiar não identificado.

O assassinato de Venceslau despertou precauções e desconfianças em campanhas de outras cidades do Entorno do Distrito Federal. Surgiram boatos de mais atentados e com medo da violência, alguns concorrentes às eleições da região decidiram tomar precauções para evitar mais confusão. Entre os cuidados, os políticos evitam fazer campanha à noite, não andam desacompanhados e querem distância de foguetório.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: