quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Muitas gambiarras

Os moradores do Condomínio Sol Nascente têm energia em casa. Mas, para isso, alguns contam com uma ajudinha das gambiarras. Elas estão por toda parte. Essa solução quase sempre é sinônimo de prejuízo.

“Os aparelhos queimam por causa da energia. A corrente é fraca demais. Vai e volta e aí queima tudo: televisão, som. Estou com dois sons queimados na eletrônica”, conta o motorista Luís Claudio Costa.

“As coisas queimaram lá em casa quando eu estava fora. Quando voltei e fui usar, estava queimado. Agora deixo tudo fora da tomada” fala o frentista Raul Araújo. Isso porque o excesso de carga com as instalações elétricas clandestinas provoca a queda de energia. Os eletrodomésticos não resistem e se tornam um risco para os moradores.



Os fios enrolados em madeira passam baixo pelas ruas. “Se um fio desses estourar e cair em cima do meu telhado, pipoca tudo porque minhas telhas são finas”, afirma um morador.

No último domingo (10), um eletricista morreu ao tentar arrumar a rede elétrica sem equipamentos de segurança. Só no ano passado, o Corpo de Bombeiros atendeu 61 chamados para socorrer vítimas de choque elétrico. Este ano já foram 28 casos. A maioria no Condomínio Sol Nascente.

Os moradores sabem que é ilegal. Mesmo assim, insistem nas ligações irregulares. “Todo mundo aqui paga IPTU, como qualquer pessoa que mora no Plano. Por que não tem energia aqui hoje?”, questiona o peixeiro Juraci Pereira.

O superintendente da CEB, Marcus Fontana, diz que já foi pedido estudo ambiental para fazer as obras de distribuição de energia nos condomínios Sol Nascente e Pôr-do-Sol, o que deve acontecer ainda este ano.

“Nós pretendemos, ainda este ano, investir R$ 6 milhões em rede de distribuição para regularizar toda área e levar energia adequada às pessoas que residem no local”, promete Fontana.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: