quarta-feira, 16 de julho de 2008

Votar em administrador?

A escolha dos administradores regionais por parte da população é objeto de Projeto de Emenda à Constituição (PEC) protocolado, na última semana, pelo deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). A proposta encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e, após comprovar constitucionalidade, deverá ser encaminhada para votação em dois turnos nas duas casas legislativas (Câmara e Senado). Rollemberg destaca que o sufrágio vai conferir maior legitimidade ao cargo, bem como aproximar o administrador da população e tornar ainda maior o compromisso com a cidade administrada.

No regime atual, os administradores são indicados pelo governador e, algumas vezes, nem mesmo residem na cidade que administram, o que o deputado classifica como “grave distorção”. É o caso, por exemplo, do administrador de Ceilândia, que mora no Setor Sudoeste.

De acordo com a PEC, a eleição dos administradores coincidiria com a dos deputados distritais e governador, correspondendo também ao mandato de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição. A mudança não prevê aumento de gastos nem a transformação das regiões administrativas em municípios, mas avança no sentido de tornar essa escolha um processo mais democrático.

Se a proposta virar lei, o texto original institui que qualquer pessoa, acima de 21 anos, poderá candidatar-se ao cargo de administrador. A Câmara Legislativa do Distrito Federal seria a responsável por fixar, conforme a lei, os subsídios dos administradores, que não devem ultrapassar a proporção de 75% dos salários dos deputados distritais. A expectativa é de que permaneça salário semelhante ao atual, cerca de R$ 9 mil.

“A nomeação do administrador pelo governador do Distrito Federal cria um verdadeiro fosso entre o escolhido para o cargo e a população que, muitas vezes, sequer sabe quem é o administrador”, argumenta Rollemberg. A proposta já está prevista na Lei Orgânica, mas ainda precisa encontrar lugar na Constituição. “A Lei Orgânica diz que a participação popular na escolha do administrador regional poderá ser normatizada. Mas isso nunca foi feito”, esclarece o deputado.


Fonte: Jornal Coletivo e Rede Globo

4 comentários:

Felipe Moura disse...

Nosso Administrador por exemplo mora no Sudoeste, até onde sei. O que lamento muito.

Abraços!

Felipe Moura

100% Ceilândia disse...

Realmente alguns jornais falam que o atual administrador de Ceilândia, Adauri Gomes, reside no Setor Sudoeste.

Felipe Moura disse...

Não só alguns Jornais, mais o próprio site da Administração de Ceilândia confirma isso, no perfil do Administrador.

Acho legal levar isso em pauta, já existem movimento por parte dos deputados federais quanto a isso, mas seria interessante saber do GDF o porquê de Ceilândia não ter um gestor que vive nossa realidade.

Abraços!

Felipe Moura

Anônimo disse...

Com a iminente saída do Dr. Adauri Gomes do cargo de Administrador, que mora no Sudoeste, teremos mais um administrador que não mora em nossa cidade. Segundo as informções de bastidores, trata-se de um Tenente Coronel da PMDF. PELO AMOR DE DEUS, ELEIÇÃO PARA ADMINISTRADOR REGIONAL JÁ!!!!!!!!!!!