quarta-feira, 23 de julho de 2008

Parquinho sem graça



Imagine um parquinho de criança sem nenhum balanço, escorregador, gangorra ou areia. Parece impossível, mas essa é a realidade do parque infantil da QNP 10, do Setor P. Sul de Ceilândia. A praça fica em frente ao Centro de Ensino Fundamental 18 e abriga também uma quadra de esportes. O local sofre com o descaso e causa indignação nos moradores.

Assim como os parquinhos, a quadra de esportes também está em situação precária. Segundo os moradores, a solicitação para revitalizarem o local já existe há 15 anos e vários abaixo assinados foram preparados, mas até hoje nada foi resolvido. A única reforma feita na quadra partiu dos próprios jovens que utilizam o espaço.

Sem manutenção, o parque para brincar se torna refúgio de usuários de drogas, segundo os moradores da quadra. Uma moradora alegou que é possível encontrar usuários de drogas em plena luz do dia, no espaço em frente à escola.

A dona-de-casa Sebastiana José Prado tem dois netos pequenos e é vizinha do parque. Segundo ela, mesmo durante as férias, as crianças não costumam freqüentar o espaço, pois correm risco de se machucar. "Eles até vão lá, mas não podem brincar muito, pois há malandros no parquinho", lamentou. Segundo ela, somente na rua onde mora, cerca de 30 crianças não tem espaço para brincar.

Assim como os netos de Sebastiana, os de Raimunda Nonata, 53 anos, também são impossibilitados de se divertir. As reclamações vão além e a avó lamenta que não deixa as crianças ficarem do lado de fora de casa, pois não há quebra molas na rua e elas podem ser atropeladas. "Eles brincam somente dentro de casa. Aqui necessita de um parquinho com urgência. Já foram feitas reclamações e nada foi feito, pois somos a minoria", disse.

Para a população, se o parquinho e a quadra de esportes fossem revitalizados, os marginais iriam se inibir em permanecer no local. Por ser perto de uma escola, a população pede a reforma com urgência. Além disso, eles também reivindicam a colocação de grades em volta dos parquinhos, para evitar a presença de animais domésticos.

A Administração Regional da cidade informou que, por enquanto, não há projeto para a reforma dos parquinhos da QNP 10. Há apenas um plano para reformar a quadra de esportes, mas não há previsão para iniciar as obras.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: