sábado, 19 de julho de 2008

Amendoins proibidos

O Núcleo de Inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta aos consumidores que compraram amendoim das marcas “Da Rocinha” e “Moinho Brasília” nas últimas semanas para que verifiquem o número do lote. Se o pacote for do lote 10, da primeira, ou lote 8 da segunda, os fiscais da Anvisa devem ser avisados para tomar as devidas providências sobre os produtos, que estão interditados pela Anvisa.

Os fiscais do núcleo de inspeção estiveram em 25 supermercados do Distrito Federal, mas nenhum amendoim das marcas foram encontrados. “Contudo, não verificamos mercados menores e, por isso, precisamos de informações das pessoas que conheçam locais que vendem estes tipos de produtos”, revela o chefe do núcleo de inspeção, Márcio Cândido de Jesus.

O alerta emitido pela Anvisa proibiu a venda desses lotes depois que foram verificados, em Minas Gerais, sinais de contaminação por um fungo que produz uma toxina capaz de causar câncer. “Eles apresentaram altos teores de aflatoxina e as pessoas que comem diariamente os amendoins podem apresentar algum tipo de reação, devido ao acúmulo da substância no fígado, entre elas a necrose (morte do tecido orgânico)”, afirmou o chefe da inspetoria.

Segundo ele, o produto do lote 10, da marca “Da Rocinha”, apresentou 359mg de aflotoxina, quando o máximo permitido pela Anvisa é de 20mg. O lote tinha validade até 20 de outubro. Já o lote 8 da “Moinho Brasília” apresentou 116mg, este tinha validade até 20 de agosto. "No começo do ano os amendoins do lote 3, da marca Nutribem, com validade em fevereiro de 2009, foi retirado do mercado por apresentar altos níveis da mesma toxina", informou o inspetor.



A empresa Moinho Brasília, responsável pelo empacotamento do produto, informou que já entrou em contato com o fornecedor para que sejam retiradas do mercado o lote interditado pela Anvisa.

Quem tiver mais informações pode contatar o núcleo de inspeção pelos telefones: 3325-4806 ou 3325-4808.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: