sexta-feira, 11 de julho de 2008

Não importune!

Os operadores de telemarketing oferecem de tudo pelo telefone. Nessas horas, muita gente se arrepende de atender a ligação. “Acho que é um incômodo desnecessário”, reclama o aposentado Rivaldo Bezerra.

“Às vezes até no trabalho eles ligam oferecendo produtos de limpeza ou qualquer outra coisa. Geralmente, são produtos de áreas que não são da área da gente e isso incomoda um pouco”, confessa a governanta Antônia Marques Franco.

“Você até tenta desligar, pede para não voltar a telefonar e mesmo assim a pessoa insiste. Eu queria que alguém tomasse uma atitude. É muito chato”, afirma o comerciante Múcio Câmara.

Para alegria do consumidor, uma lei publicada no Diário Oficial do DF cria o cadastro para bloqueio de recebimento de ligações de telemarketing, o chamado “Não importune”. O objetivo é impedir que as empresas façam ligações não autorizadas.

O consumidor pode cadastrar no Procon até três linhas de telefone, fixa ou móvel, desde que estejam no seu nome. Se receber uma ligação 30 dias depois de cadastrado, pode reclamar no serviço de proteção. A multa por ligação feita sem consentimento é de R$ 10 mil.

A gerente de telemarketing Clevoneide Lima explica que a empresa dela já possui um sistema chamado "selo de ética", que respeita horários para as ligações. Ela diz que resta cumprir a lei. “A gente vai ter que se adequar à lei. Se muita gente se cadastrar, não vai ter mailing suficiente. Porém, se as pessoas quiserem continuar recebendo ligações e premiações, vão continuar recebendo normalmente. Assim, o nosso contato vai ser mais afetivo, mais refinado”.

A atendente Patrícia Oliveira gostou da lei. A novidade pode evitar que ela escute grosserias. “Vai evitar que eu perca tempo ligando para um cliente que não quer ser incomodado e abrir oportunidade para um cliente que quer o nosso serviço”, ressalta.


Fonte: Rede Globo

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