quinta-feira, 24 de julho de 2008

Novas rotas

A partir do próximo sábado (26/07), 350 microônibus começam a circular em 11 regiões administrativas do Distrito Federal. O novo serviço inaugura a primeira etapa do Brasília Integrada substituindo 51 linhas de ônibus e 13 operadas por vans do transporte alternativo. No total, 68 linhas entram em atividade.

Sobradinho e Santa Maria terão a maior quantidade de linhas de microônibus (12 e 11, respectivamente). Em seguda vem Planaltina (9), Ceilândia (8), Brazlândia e São Sebastião (6), Guará e Recanto das Emas (4), Gama e Paranoá/Itapoã (3) e Samambaia, com duas linhas.

Das 31 linhas restantes operadas por vans, 29 serão feitas por ônibus, já que duas foram desativas (57 e 58). Estas últimas, que circulam em Samambaia, serão supridas pelas linhas 0.366 e 366.1. Também em Ceilândia, 10 linhas feitas por vans passarão a ser operadas por ônibus. Veículos de maior porte também vão atuar em Samambaia, no Riacho Fundo I e II, no Núcleo Bandeirante, no Paranoá, Guará e Recanto das Emas.

Os microônibus ficam em atividade das 4h35 até 00h45, de acordo com o horário de cada linha. Vale lembrar que dos 350 microônibus, 170 possuem acessibilidade universal. O convencional é capaz de transportar 25 pessoas e o especial 21.

Microônibus: novas rotas para Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Guará.

Ônibus: novas rotas para Planaltina, Paranoá, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo II, Taguatinga.

Negociação
As vans estarão proibidas de circular nas ruas dfo DF a partir desta sexta-feira (26/07). A decisão foi publicada na portaria nº 34, da Secretaria de Transportes. Os motoristas que insistirem em rodar terão seus veículos apreendidos. A multa via de R$ 2 mil a R$ 5 mil.

Desde a semana passada, os motoristas do transporte alternativo tentam uma saída para continuar nas ruas. Eles chegaram até a ameaçar parar as principais vias do DF, alegando a ilegalidade da portaria. O Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Alternativo (Sintrafe) sustenta, com base na Lei nº 4.011/07, que as vans só poderiam ter perdido o direito de circular antes de 31 de dezembro de 2009, caso Brasília Integrada estivesse concluído.



Segundo o jornal, os novos ônibus farão as rotas das vans que deverão sair e os microônibus farão as linhas circulares (as que já são atendidas também por ônibus), principalmente em Ceilândia.

No site do jornal tem dois links de arquivos em .pdf para se verificar por onde irão passar os novos veículos.

Em tempo, o Sindicato dos Permissionários conseguiu uma chance de continuar rodando. Hoje (24/07/08) ele conseguiu uma grande vitória na justiça.

Vamos ver o que o GDF irá fazer e se realmente as vans continuarão ou não rodando no Distrito Federal.


Fonte: Correio Braziliense

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