terça-feira, 29 de julho de 2008

Receita de sucesso

Na revista Veja desta semana há uma interessante entrevista com Cory Booker, prefeito da cidade americana de Newark, onde moram cerca de 30.000 brasileiros. O prefeito Brooker ganhou evidência após conseguir, entre outras coisas, reduzir drasticamente a taxa de crimes violentos na cidade. Na entrevista, ele destaca a importância da participação da comunidade na resolução dos problemas locais. Leia a seguir dois momentos da entrevista:

“Quando o senhor assumiu a prefeitura, Newark era a cidade mais violenta do país. Como reverteu esse quadro?

O primeiro desafio é despertar a comunidade para seu potencial. Por muito tempo, os moradores de Newark toleraram crimes demais, toleraram um governo que não lhes prestava serviço. Os habitantes da cidade não exigiam do governo, nem de si mesmos ou de seus vizinhos. O primeiro desafio, então, é despertar as pessoas para o sucesso possível, sepultar o cinismo, o ceticismo. Viver numa comunidade não é como assistir a um jogo de futebol, em que nos sentamos e esperamos as coisas acontecerem no campo.


O senhor tem algum exemplo de participação direta da comunidade que esteja fazendo diferença?

Hoje mesmo tivemos um belo exemplo. Há um ano, começamos a dizer que era preciso transformar os espaços verdes de Newark para valorizar nossas crianças. A cidade estava cinza, feia, as quadras de esportes estavam quebradas. Mas a prefeitura não tinha dinheiro. Então, reunimos empresários, vizinhos, filantropos, e conseguimos criar um fundo de 40 milhões de dólares. Hoje, lançamos a campanha de renovação dos parques. Até o fim do ano, alguns já estarão reformados. Isso é animador.“



O que mais chama a atenção na estratégia de Cory Brooker é a participação de empresários e moradores na reforma de áreas degradadas da cidade. Mais ou menos o que defendemos aqui alguns dias atrás quando tratamos do estado lamentável em que se encontram algumas entrequadras de Ceilândia. Elas poderiam ser, a baixo custo, uma combinação de parque, centro esportivo, shopping center. Ainda mais agora que o inegável sucesso da Lei Seca provoca mudanças de comportamento e leva as pessoas a preferirem se divertir perto de casa.

É hora de dar mais atenção às entrequadras. Ela são um tesouro vêm sendo negligenciado por todos ao longo dos anos.

O que têm a dizer sobre isso os empresários da cidade?


Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: