quarta-feira, 9 de julho de 2008

Corrente da bebedeira

O rigor da lei seca pegou de surpresa o brasileiro, acostumado a ver leis não sendo cumpridas. A atual legislação é clara: limite zero de álcool para dirigir, ou, caso contrário, multa alta, apreensão de veículo e uma série de dores de cabeça. Mas, até mesmo na severidade da lei seca, o tradicional "jeitinho brasileiro" aparece, dessa vez, em forma de mensagens pelo celular. A moda agora é a "corrente do goró".

A rede foi criada para driblar o sistema de fiscalização do Detran. A ação acontece da seguinte maneira: pessoas encaminham mensagens alertando aos amigos sobre onde estão as blitze na cidade. Os recados, geralmente, ainda pedem para que a corrente não seja "quebrada" e a informação deve ser repassada para outras pessoas. Segundo o universitário Guilherme*, o ato já se tornou tradicional entre os amigos. O objetivo é escapar dos esquemas de policiamento montados para repreender motoristas que continuam dirigindo alcoolizados.

"O texto normalmente é assim: corrente do goró, blitz na 107 Sul (eixinho) às 15h30 e na ponte JK - sentido Lago Sul, às 16h. Segunda-feira, dia 7. Encaminhe para três pessoas", admitiu o universitário. Guilherme disse ainda que isso só acontece por causa da "radicalização" das normas. O universitário discorda das punições adotadas para o cumprimento do código. "Enquanto a lei continuar em vigor, vamos tentar driblar com nossos métodos. Não sou a favor de dirigir embriagado, mas uma tolerância mínima deveria ser aceita, assim como era antes da lei seca", sugeriu.

A equipe de reportagem da Tribuna do Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa do Detran. De acordo com o órgão, o departamento já tem conhecimento da "corrente do goró", e já estão sendo tomadas as medidas cabíveis para que a rede de boicote não obtenha sucesso. Ainda de acordo com o Detran, as blitze não serão divulgadas em sites ou em qualquer outro veículo de comunicação, e vão acontecer de surpresa. A assessoria garantiu que nenhum funcionário do departamento tenha divulgado o horário e local das blitze.


Fonte: Tribuna do Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

A Corrente do Goró não é a favor de que se dirija embriagado!

É contra leis RADICAIS e que, entre outros aspectos, ferem o princípio básico da Constituição, onde ninguém pode ser obrigado a apresentar provas contra si mesmo.

Até agora ninguém respondeu minha única pergunta: "Qual seria a diferença se a graduação alcoólica anterior fosse aplicada, ao invés desse radicalismo da tolerância zero?"

Tomar 2 latas de cerveja, ser parado numa blitz, perder a carteira e pagar 950 paus é "MEIO" exagerado na minha opinião.

Portanto, quando alguém vir uma blitz, continue enviando uma mensagem de texto para 3 botequeiros, com o LOCAL, HORÁRIO e DIA em que a viu, pedindo para que repassem para mais 3.

O fato da mensagem possuir o LOCAL, HORÁRIO e DIA fará com que pare de se propagar eternamente, não se tornando um SPAM.

Reforço o lema da Corrente: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças." (Charles Darwin)