quarta-feira, 9 de julho de 2008

Nova carteira de identidade

A partir do ano que vem não será mais preciso sujar o dedo de tinta. Será como nos passaportes: as digitais vão ser escaneadas para garantir uma imagem mais nítida. É a terceira vez que Josélia Vidal tira o documento. Só na última tentativa a digital saiu correta. “Uso a atual e a antiga eu guardo como recordação”, conta.

A carteira de Neli Nogueira de Campos é tão antiga que o local de nascimento consta como Estado da Guanabara. Só agora ela trocou de identidade. No Distrito Federal, tem sempre gente de fora na fila para fazer a carteira pela segunda vez.

“Na primeira vez eles não pagam nada e tudo isso facilita bastante. Por isso, as pessoas sempre aparecem”, diz a gerente do Na Hora, Ediene da Costa.

Cada brasileiro terá um só número de identificação. Será o mesmo em qualquer lugar do país. Não importa onde nem quantas vezes a pessoa tirar a identidade. O registro não muda. “Uma pessoa não vai tentar fraudar essa estrutura. Ela vai estar perfeitamente individualizada, por meio das impressões digitais num documento seguro”, explica o diretor substituto do Instituto Nacional de Identificação, Lander de Miranda Bossoir.

O Ministério da Justiça vai fazer um sistema de cadastro único. Uma central de informações que vai ser consultada cada vez que alguém for tirar o documento. Tudo para evitar que a mesma pessoa tenha dois números diferentes de identificação. Pelas contas do governo, vai demorar nove anos para que toda a população tenha em mãos a nova carteira. O custo da tecnologia ainda não foi calculado.

A partir de hoje, o Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal vai reunir palestrantes em Brasília para discutir a segurança do modelo. Com a nova identidade a carteira não será de papel, e sim, parecida com um cartão de banco. Terá um chip para armazenar todas as informações pessoais e ainda os números do CPF e do título de eleitor.

“O chip não tem como ser modificado. As informações guardadas dentro dele são seguras e não permitem a remoção ou adulteração”, ressalta o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), Célio Ribeiro.

O novo modelo das carteiras de identidade ainda depende de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para começar a fase de preparação da mudança. E o Encontro Nacional de Identificação vai até 11 de julho.


Fonte: Rede Globo e Jornal Local de 08/07/08

Um comentário:

Unknown disse...

A nova carteira de Identidade é sem dúvida um grande avanço para a segurança, porém nós fotógrafos que sobrevive exclusivamente de fotos 3x4 o que vamos fazer?, ficaremos desempregados, por que a foto não pode ser escaneada como na carteira de trabalho?