sábado, 5 de julho de 2008

Cidades virtuais

De um ponto qualquer do planeta, alguém tenta conectar-se com as cidades satélites de Brasília. Todas elas têm um site oficial hospedado no portal www.distritofederal.df.gov.br. Há de se imaginar que as informações ali divulgadas têm o crivo do interesse do governo. Uma espécie de grande release virtual. Claro que é assim, e mesmo assim, funciona mal.

Esse alguém conectado procura informações atualizadas sobre a Candangolândia. A notícia mais recente é de 4 de dezembro passado. Sobre as festividades natalinas. Procura por Águas Claras, o bairro dos prédios altos e das avenidas com nomes de árvores. É informado de que os moradores estão escolhendo o nome de três praças. Uma na avenida das Castanheiras e duas na avenidas da Araucárias. Todas as praças terão nome de pássaros, decisão muito simpática, pensa o internauta.

Entra no site de Brasília, do Plano Piloto, por assim dizer. A notícia mais recente é que o administrador da cidade caminhou pelo Setor Comercial Sul "para averiguar as principais demandas do setor", isso em 17 de junho passado.

Salta para Brazlândia, a bucólica cidade que um dia foi do estado de Goiás. Estava ontem em dia especial. O presidente Lula, acompanhado do governador Arruda, lançou um programa de agricultura familiar. "É a primeira vez que a cidade recebe um chefe de Estado para lançar um programa governamental nacional", está escrito na manchete do site. Justa escolha: os agricultores de Brazlândia abastecem 65% do mercado de hortifrutigranjeiros do DF.

Ceilândia passou por uma faxina de 15 dias para retirada de lixo e entulho. Mas foi pouco. Haverá mais. Taguatinga parou no tempo: a última notícia dava conta da programação do aniversário da cidade, em 5 de junho passado. O Recanto das Emas parou mais ainda: a última informação é de 23 de abril. Mas o Riacho Fundo conta que a cidade promoveu mais uma edição do Poerão do Rock, campeonato de skate, o esporte da moçada de periferia. O nome, vê-se, é uma paródia do Porão do Rock.

Samambaia ainda saboreia a presença de Pelé no lançamento da pedra fundamental da Vila Olímpica… Rei Pelé, no final do mês passado. Planaltina está às voltas com o barulho das bicicletas que circulam com alto-falantes fazendo anúncios, quase como antigamente.

O Gama tem um site coloridaço, já se ufana da inauguração do novo Estádio Bezerrão e promete a presença de "personalidades do esporte nacional e internacional" no próximo 12 de outubro, dia dos 48 anos da cidade. O Cruzeiro prepara a Festa Julina marcada para 11, 12 e 13 deste mês. O Lago Norte combate a leishmaniose e o Park Way conta do interesse de transformar a Estação Ferroviária Bernardo Sayão num centro cultural. O lugar, abandonado, abriga famílias sem moradia e um lava-jato.

O serviço de horário de ônibus, que consta da maioria dos sites, não funciona. "The page cannot be found". Nem página e, menos ainda, ônibus.



Vale ressaltar que o site de Ceilândia começou a ser atualizado normalmente apenas em fevereiro de 2008.

Fonte: Correio Braziliense de 04/07/08

Nenhum comentário: