segunda-feira, 7 de julho de 2008

Opinião: Espera...

Inauguro este espaço falando sobre a espera ansiosa da Associação Comercial e Industrial de Ceilândia (ACIC) em relação à promessa do vice-governador Paulo Octavio de construir um shopping center na cidade. A ACIC está até fazendo contagem regressiva para o lançamento da pedra fundamental.

Mas, se a promessa não for cumprida, que tal os empresários da cidade voltarem o foco de suas energias para uma outra campanha, que bem poderia ser chamada de Projeto Shopping Quadras?

Seria uma ação centrada na valorização das nossas abandonadas entrequadras comerciais, pontos de confluência diária de milhares de ceilandenses em busca de produtos e serviços e que, mesmo assim, sofrem com o descaso do poder público e de alguns lojistas. Os empresários de cada entrequadra poderiam reunir-se em associações ou condomínios (que talvez até já existam em algumas) para melhor pressionar os órgãos públicos a finalizarem a urbanização dos arredores de seus estabelecimentos, com a construção de praças gramadas e arborizadas, calçadas, postos policiais. Nos locais em que já existam tais equipamentos, o papel dos empresários seria apadrinhá-los, responsabilizando-se em parte por sua conservação.

Todos pagamos altos impostos e é natural esperarmos que o poder público cumpra a sua contrapartida na prestação de serviços e melhorias. Mas a responsabilidade não cabe somente ao governo. Perto de onde moro, aqui em Buenos Aires, há três belas praças apadrinhadas por empresas da cidade. Estão sempre impecavelmente limpas e conservadas. Vi muitos exemplos parecidos quando morava na Europa.

Já na maioria das entrequadras de Ceilândia há prédios que não recebem pintura nova há anos. Em outros, além da presença de puxadinhos mal construídos, os arredores foram transformados em depósitos de entulho. Há comerciantes que sequer se dão ao trabalho de manter limpa a calçada de suas lojas. Se estivessem em um shopping center, o condomínio não permitiria que se comportassem de maneira tão desleixada.

A proposta do Projeto Shopping Quadra seria transpor dos shopping centers fechados para as nossas entrequadras a filosofia de oferecer conforto, segurança, beleza e comodidade aos clientes.

Com o compromisso e a participação de todos seria mais fácil transformar cada entrequadra em um shopping center a céu aberto, ponto de encontro tão ou mais concorrido quanto qualquer centro comercial tradicional. Basta querer.


Aluisio Moura


E enquanto isto...

Sete (07) dias (uma semana) é o tempo que resta para o lançamento da pedra fundamental do Ceilândia Shopping. Sobre este assunto, a população tem reagido favoravelmente e acredita que o compromisso do empresário Paulo Octávio com a cidade será cumprido.

Fonte: Ceilândia.com e ACIC-DF

Nenhum comentário: