quarta-feira, 30 de julho de 2008

Novo Secretário de Segurança



No jogo de xadrez do GDF, a peça em movimentação no momento diz respeito à Secretaria de Segurança Pública (SSP). O nome indicado pelo governador José Roberto Arruda para assumir a SSP, no lugar do general Cândido Vargas, exonerado ontem, é o do delegado da Polícia Federal, Valmir Lemos de Oliveira.

Com a mudança, Arruda pretende uma renovação na área, acabando com certa tradição no DF, onde um oficial superior do Exército costuma ocupar o cargo. O general Cândido Vargas saiu pressionado pelos crescentes indicadores de criminalidade e por não ter dado à segurança a operacionalidade que Arruda sempre pediu. “O general nos ajudou a reorganizar a polícia no DF. Somos todos bastante gratos pelo trabalho que ele executou. Mas precisamos operacionalizar melhor a ação policial nas ruas da cidade. Não tenho intenção de politizar a segurança pública. Por isso, nomeamos alguém que conhece o setor com profundidade”, disse Arruda.

Ex-agente da Polícia Civil do DF e desde o início de 2000 na função de delegado da PF (Divisão de Inteligência), Valmir Lemos tem 43 anos, foi um dos responsáveis pela segurança do Pan no Rio de Janeiro e assume o posto com a missão de melhorar o desempenho das polícias Civil e Militar. “Essa é uma mudança operacional. Acompanhei com certa preocupação o crescimento dos índices de violência. Por isso, precisamos de mais agentes policiais nas ruas, ao mesmo tempo em que a polícia do DF, responsável pela capital do País, deve estar mais integrada às forças de segurança do governo federal. O delegado Valmir Lemos é muito ligado ao Ministério da Justiça e pode nos ajudar nessa tarefa”, concluiu Arruda.


Fonte: Jornal Coletivo e Blog Correio Braziliense

Nenhum comentário: