quarta-feira, 16 de julho de 2008

Nada de microônibus

A imagem não é o que os passageiros desejam. Os 350 microônibus que vão substituir as vans que fazem a linha circular nas cidades ainda estão parados na garagem em Taguatinga. Metade dos microônibus, com capacidade para 25 pessoas, é para atender os passageiros sentados. A outra metade é adaptada para pessoas com deficiência, e possuem 21 lugares. Mas, por enquanto, todos estão sem uso.

“É um desperdício de tempo, dinheiro, com a qualidade que precisa ser melhorada. Os passageiros ficam esperando mais de uma hora nas paradas de ônibus”, reclama o auxiliar de motorista Ronaldo Oliveira.

“Tantos ônibus encostado, sem futuro nenhum, e a população precisando de tudo isso”, diz o auxiliar de serviços gerais Mário Ferreira.

“Tiraram as vans dizendo que ia botar os microônibus, mas até hoje nada. Estamos esperando a reposta do governo, porque, realmente, está deixando a desejar”, afirma o motorista Noé Monteiro.

Os novos ônibus foram entregues no dia 4 de junho e encheram a faixa central do Eixão Sul. Na época, a Secretaria de Transportes disse que até o fim de junho eles estariam nas ruas, mas houve um atraso por parte das cooperativas que não apresentaram a documentação exigida. Uma nova data foi marcada: 15 de julho.

Só que os microônibus ainda não podem circular. Isso porque um equipamento chamado validador não foi instalado. Ele fica na entrada, em cima da catraca, e registra as passagens de quem tem bilhete eletrônico.

O secretário de Transportes, Alberto Fraga, disse que os microônibus já estão com a documentação e o emplacamento em dia. O problema é que empresa responsável demorou a fazer a encomenda dos validadores, que só devem chegar no dia 20 de julho. No dia 26, os microônibus vão poder ir para a rua.

“Para você lançar um sistema novo e capenga, fica complicado. Isso porque já temos os passes estudantis, na sua grande maioria, instalado. E o estudante não ia poder andar no microônibus com o passe. Agora, os assuntos já estão todos resolvidos. Nós esperamos no final do mês fazer esse lançamento”, garante Fraga.

O secretário informou ainda que as vans vão ter que parar de circular um dia antes de os microônibus começarem a rodar. Pela previsão vai ser no dia 26 de julho.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: