quarta-feira, 30 de julho de 2008

Caminho complicado

Quem depende do transporte público está reclamando. A proposta do Governo do Distrito Federal para a melhoria do sistema seria a retirada das vans para a entrada dos microônibus - não foi cumprida!

Os novos microônibus estão fazendo as linhas que antes eram feitas pelos ônibus convencionais - as chamadas linhas circulares (que rodam apenas em Ceilândia) - mas o resultado que se vê não está sendo muito positivo. Os microônibus estão superlotados, principalmente no horário de pico (muitos usuários reclamam da demora para a passagem dos veículos). Um ônibus convencional já fazia o trajeto bastante lotado; imagine agora em um veículo de tamanho inferior...

Já os "novos" ônibus entraram nas linhas das vans; pelo menos deveriam fazê-las, né?!. Quem pega um ônibus no Setor O com destino a Águas Claras tem que percorrer um caminho maior do que as vans faziam. No trajeto das vans o veículo passava pela Avenida Ulysses Guimarães (Elmo Serejo) e seguia destino Águas Claras. Hoje, com as empresas de ônibus no comando, a rota acaba passando pela Sandu Norte, em Taguatinga, para depois seguir o caminho que os usuário estão acostumados. Daí dá pra ver a quantidade de reclamações que os passageiros acabam fazendo no coletivo.

O GDF devia ter planejado melhor a entrada dos microônibus e das novas linhas para os ônibus. Se não fizer uma correção a curto prazo, a população poderá sofrer com um número maior de carros circulando pela cidade, congestionamentos, acidentes e muito mais.

Neste caso, o "Brasília Integrada" acabaria servindo de nada.

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