domingo, 20 de julho de 2008

Novos e sem uso



Os computadores estão novinhos, o espaço é grande e tem cadeiras e mesas novas. No entanto, após oito meses da chegada dos equipamentos, os 11 computadores da Biblioteca de Ceilândia ainda não funcionam. As máquinas foram doadas pela Secretaria de Cultura, em dezembro de 2007. O motivo de tanta demora é porque a Internet ainda não foi instalada.

Segundo a chefe do Núcleo de Cultura da biblioteca, Honorita Luiza Barbosa, o funcionamento do Telecentro (ambiente de acesso à Internet) da unidade ainda não foi realizado porque o teto do estabelecimento passava por uma reforma nos primeiros meses deste ano. A sala onde ficam os computadores só ficou pronta em abril. Mesmo assim, os benefícios ainda não chegaram à unidade.

O administrador de Ceilândia, Adauri Gomes, informou que o problema da falta de link para a Internet está perto de ser solucionado. Será feita uma licitação para contratar a empresa responsável pela instalação e os trabalhos serão realizados em, no máximo, 40 dias. Segundo ele, nem mesmo os computadores da Administração acessam a Internet.

Antes, os computadores eram emprestados pelo Banco do Brasil e Honorita confirma que quando as máquinas foram retiradas da biblioteca, houve uma queda no número de pessoas que freqüentam o estabelecimento. "A comunidade está ansiosa para ver os computadores funcionando. O aceso à Internet de graça vai atrair mais usuários para o espaço", disse.



Os alunos de Ceilândia aproveitam o período de férias para assistir aulas diferentes na biblioteca. A oficina de Produção de Desenhos em Quadrinhos é ministrada por dois desenhistas voluntários. As aulas acontecem aos sábados e os alunos aprendem a produzir desenhos e textos de história em quadrinhos.

Segundo Honorita, logo nos primeiros dias da oficina, a procura foi pequena. Ela informou que apenas 14 alunos compareciam às aulas. Agora, a participação cresceu bastante e algumas aulas chegaram a ter 76 interessados, entre crianças, jovens e adultos. "Esta foi uma forma de atrair leitores para a biblioteca. Não sabia que ia ter uma divulgação tão grande. Foi uma surpresa para mim", comemora Honorita.


Fonte: Tribuna do Brasil e Rede Globo

Nenhum comentário: