quinta-feira, 10 de julho de 2008

Detran quer acabar com corrente

A mensagem foi enviada por um amigo, no último fim de semana. Antes de sair de casa, o corretor de seguros Marcus Soares já sabia os locais de fiscalização do Detran. Ele repassou a mensagem para outras 20 pessoas. Essa foi a maneira que Marcus e os amigos encontraram para burlar o rigor da nova lei. “Eu acho um pouco rigorosa, no limite. Uma pessoa que bebeu um, dois ou três copos de cerveja não vai necessariamente ficar embriagada. Mas a lei é importantíssima, sim”, admite.

Nem mesmo a rapidez da tecnologia vai conseguir evitar que motoristas alcoolizados sejam punidos. O Detran já tem estratégias para driblar a chamada “corrente do goró”. Além de realizar blitze de surpresa, em qualquer dia e horário da semana agentes do Departamento de Trânsito fazem rondas em viaturas disfarçadas e ainda mudam o local das fiscalizações.

Nessa terça-feira à noite, por exemplo, em apenas 20 minutos os agentes deixaram a via em frente ao Autódromo de Brasília e montaram nova blitz atrás dos ministérios, onde fizeram mais um flagrante. Duas jovens que estavam num Corsa branco tinham bebido. Resultado: a motorista não passou no teste do bafômetro. “Deu positivo: 0,72 ml de álcool por litro de ar”, confirma o agente de trânsito Cleber Manoel Batista.

O chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Silvaim Fonseca, explica que a punição da jovem flagrada dirigindo bêbada é mais um exemplo de que não adianta tentar fugir da fiscalização. “Ninguém está proibido de beber. O que não pode é beber e dirigir. Nunca pôde. Então, as pessoas estão mais preocupadas em ser fiscalizadas. Na verdade, há uma inversão de valores. As pessoas têm que se preocupar em dirigir para não matar, para não morrer. Esse é o principal foco”.

Nessa terça-feira (8), o governador José Roberto Arruda criticou a posição dos representantes dos hotéis, bares e restaurantes, de tentar impedir a aplicação da lei seca. Segundo o governador, a lei está trazendo excelentes resultados e a fiscalização no Distrito Federal será cada vez mais dura.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: