domingo, 6 de julho de 2008

Comércio das rinhas



Um DVD que mostra uma cruel rinha entre cães da raça pit bull chegou às mãos da Polícia Civil do Distrito Federal. O vídeo estava sendo comercializado por camelôs no centro de Ceilândia. Investigadore, agora, buscam localizar onde acontecem as rinhas e identificar os organizadores.

Nas imagens do DVD, com duração de 25 minutos, é possível ver os rostos dos donos dos cachorros competidores. O mesmo ocorre com os apostadores. No, que leva o título de A Batalha dos Pit Bulls, um grupo de homens aparece provocando os animais, que, muitas vezes, parecem não querer brigar.

Os confrontos, que quase sempre terminam com a morte de um dos animais, ocorre no quintal e na garagem de uma casa com portões de ferro. Segundo o delegado-chefe da 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro), Adval Cardoso de Matos, as características da residência lembram muito o padrão das casas que existem na cidade. "Estamos trabalhando para identificar o local onde as rinhas acontecem. Existe uma forte possibilidade de as lutas estarem ocorrendo em Ceilândia", disse.



Um grupo de investigadores também trabalha para identificar os vendedores ambulantes que estão comercializando os DVDs. "É possível perceber que as imagens são muito precárias, de baixa qualidade. Tudo foi filmado de maneira bem artesanal. Existe a chance de o fornecedor dos filmes ter algum tipo de contato com os organizadores das rinhas", explicou o delegado.
Após analisar o vídeo, a polícia acredita que existem pessoas que estão faturando com a crueldade. Os homens que, sem qualquer preocupação, mostram o rosto no filme, parecem estar torcendo para um determinado cão ganhar. "Como na rinha de galos, muita gente aposta e ganha dinheiro com a vitória de um dos pit bulls", afirmou Matos.

Se a polícia prender os vendedores ambulantes que comercializam os DVDs, todos podem responder criminalmente por apologia ao crime, e podem pegar pena de um a três meses de prisão mais multa. Já no caso dos organizadores das rinhas, se condenados, podem pegar uma pena que varia de três meses a um ano de prisão, por infringirem o artigo 32 da Lei 9.605/88, a Lei de Crimes Ambientais.



A Rede Record voltou ao local e notou algo de diferente. Os ambulantes tinham dado "um tempo". Estava tudo limpo. Sabemos que isto é temporário. Qualquer cidadão que passa pelo centro de Ceilândia pode verificar a quantidade enorme de ambulantes e a "Feirinha do Rolo" que se instalou por ali.

Veja o vídeo da reportagem: ClicaTV

Fonte: ClicaBrasília, Jornal de Brasília e Rede Record de 05/06/08

Nenhum comentário: