sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tela do CineSESC



Uma pesquisa realizada em Brasília pela Central Única da Periferia (Cufa) mostrou que em todo o Distrito Federal existem 92 casas de cinema. Dessas, duas são de rua, e as outras 90 estão situadas em shoppings do DF ou em clubes. Mas em Ceilândia, há um projeto chamado CineSesc, destinado aos amantes da telona. A iniciativa é do Sesc da cidade e exibe semanalmente filmes de graça.

Numa sala com capacidades para 120 pessoas, em sessões realizadas duas vezes por semana, moradores da cidade podem ter acesso aos mais variados filmes brasileiros. Além das exibições, o projeto trabalha também em conjunto com as escolas da cidade. No programa, os alunos têm o primeiro contato com o mundo do cinema, com aulas que abordam o tema. As escolas da cidade podem se cadastrar e pegar os filmes emprestados para passar no próprio colégio.

Segundo o técnico de cultura do Sesc de Ceilândia, Marcelo D'Lucas, os moradores da cidade ainda vão pouco ao cinema. Geralmente, as cadeiras da sala são ocupadas pela metade durante as sessões. Mas ele acredita que a cultura de ir ao cinema está em processo de mudanças. "É muito bom trabalhar aqui na cidade com a arte, as pessoas ainda estão indo ao encontro dessa arte maravilhosa que é o cinema. Tudo é novidade, e eles valorizam muito", disse.

Os filmes são escolhidos por uma curadoria de cultura regional e os filmes passados no CineSec são de produções nacionais. "Os filmes não são lançamentos do cinema, mas também não são velhos", explica Marcelo. Segundo ele, o marketing do CineSesc é passado de boca a boca entre os moradores, ou seja, quando alguém assiste alguma sessão, acaba falando para os outros e indica o lugar. "Quanto mais eles conhecem, mais se empolgam e divulgam para as outras pessoas", disse.

Além do cinema, o Sesc oferece de graça opções culturais como exposições e peças teatrais. Os convites devem ser retirados no próprio local (QNN 27, lote B, em Ceilândia Norte) meia hora antes do início das exibições. Os adultos podem curtir os filmes às terças-feiras, às 20h. Aos domingos, às 16h, é a vez do público infantil aproveitar. O telefone é 3379-9588.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: