segunda-feira, 14 de julho de 2008

Zebra... e Apollo é 3º

O Cresspom desbancou o favorito e invicto Ascoop/Capital e conquistou o título do Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino 2008 pelo segundo ano seguido. A equipe que representou o DF na última Copa do Brasil da categoria venceu o rival por 3 x 0, na tarde deste domingo, no Estádio Mané Garrincha, com dois gols de Naiere e um de Bia.

A festa começou logo aos 15 segundos de jogo. A atacante Naiere aproveitou o descuido das adversárias na saída de bola, recebeu em profundidade e marcou 1 x 0 Cresspom. O gol desmotivou a Ascoop/Capital que não tinha quatro de suas principais atletas, dentre elas a artilheira da competição, Daniela, com 18 gols.

Tanto que a primeira chance de reação surgiu apenas aos 12 minutos. Meire ganhou da defensora, deu um corte, mas chutou fraco. Quatro minutos depois, Dani Helena, atleta convocada para a seleção brasileira Sub-17, de cabeça, mandou por cima do gol.

O Cresspom aparecia apenas nos contra-golpes, sempre com Naiere e Bia. Aos 17 minutos, a autora do primeiro gol mandou no travessão. O Ascoop/ apital até chegou a marcar, aos 18, após falha bisonha da goleira Mara, mas o assistente Hermes Ferreira marcou impedimento. Dai em diante, as até então invictas criaram força. Em menos de cinco minutos, tiveram duas chances claras de gol, criadas por Aline e Rô.

Mas os problemas não foram apenas as finalizações. As expulsões dificultaram muito a vida do melhor time do campeonato até então. Rô (vermelho direto) e Meiriele (pelo segundo amarelo) foram expulsas antes do fim da etapa inicial, deixando a equipe com nove em campo. "As expulsões foram fundamentais. Nossas jogadoras perderam um pouco a cabeça. A arbitragem não teve nada a ver com isso", lamentou o técnico do Ascoop/Capital, Adélio Santos.

Com a desvantagem numérica e no placar, o Ascoop/ apital tentou partir nos contra-ataques no segundo tempo. Entretanto, foi o Cresspom quem marcou o segundo aos 18 minutos. Nadma, que acabara de entrar, arrancou pela lateral esquerda e cruzou rasteiro para Naiere empurrar para o gol: 2x0.

A dez minutos do fim, Bia aproveitou o cochilo da defesa e tocou na saída de Denise. O terceiro gol levantou a pequena torcida no Mané Garrincha e deu o bi-campeonato consecutivo ao Cresspom. "A emoção é muito grande, pois fomos crescendo no decorrer do campeonato", disse Bia ao fim do jogo.

"Não tenho nem palavras. Entramos na competição desacreditadas. É um orgulho ganhar esse título ainda mais porque éramos zebra. Ganhamos na raça", disse a meia Driele, que jogou grande parte do segundo tempo contundida. A autora dos dois primeiros gols do jogo, de uma forma tímida destacou o trabalho em equipe. "O trabalho foi a força da nosso time", destacou Naiere.

A convocada Dani Helena, do Ascoop/Capital, por sua vez, lamentou a ausência da sua xará e artilheira da competição. "Dormimos um pouco no começo do jogo e tomamos o gol. Depois perdemos uma seis oportunidades que ela (Daniela) não perderia", lamentou.




O Apollo 4 demonstrou um bom campeonato no início da 1ª fase, mas ao final algumas derrotas e empates fizeram com que o time de Ceilândia caísse para a 4ª colocação. Sem a disputa dos 3º e 4º lugares na terceira fase, como estava previsto no próprio regulamento da federação, o Apollo se saiu melhor que a equipe do LBJ e acabou conquistanto a terceira colocação geral da competição.

Na festa de premiação do Brasiliense, o Diretor do Apollo 4, Valdir, pediu ao Vice-Presidente Paulo Araújo que implantasse um departamento feminino na Federação. Paulo Araújo prometeu levar a sugestão ao Presidente Fábio Simão.


Ainda estamos devendo a classificação geral do 12º Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino.

Fonte: Esporte Candango e Futebol de Campo Feminino aqui e aqui

Nenhum comentário: