terça-feira, 1 de abril de 2008

Sinais luminosos não funcionam

As faixas de pedestre da cidade ganharam reforço eletrônico há algum tempo, para auxiliar os motoristas na identificação das passagens. Os sinais luminosos intermitentes se parecem com um semáforo, mas só piscam em amarelo - que significa alerta. De acordo com a assessoria de comunicação do Detran, o objetivo é fazer com que o motorista se lembre do semáforo e fique atento para a passagem dos pedestres no local. Porém, muitos desses sinais luminosos não estão em funcionamento, segundo os moradores. "Pelo que me contaram, eles deviam ficar ligados durante toda a noite, mas eu nunca vi nenhum piscando", reclama João José, mecânico que trabalha ao lado de um dos sinais, próximo ao Ceilambódromo.

Os sinais luminosos estão espalhados pelas avenidas de Ceilândia, e já estão instalados há alguns meses. Muitos moradores contestam a utilidade do investimento, já que além do gasto, o equipamento não funciona. "O problema maior é que nem piscar o sinal pisca, então gastaram todo o dinheiro para quê? É daquelas 'geringonças' que o governo inventa para gastar nossos impostos", opina Gilberto Melo, que mora no centro de Ceilândia.

Já em relação às faixas, a novidade da elevação da pista divide os moradores. "É um absurdo isso. Na maioria das vezes, antes das faixas, tem um quebra-molas, além das placas de sinalização. Transformar as faixas de pedestre em outro quebra-molas é querer que os carros quebrem", declara Lúcio Resende, motorista de táxi. Contudo, há quem aprove a novidade, mas critique o serviço. "Acho uma boa medida porque força o motorista a reduzir a velocidade em cima da faixa, de qualquer maneira. Só que algumas faixas foram mal elevadas, o que acaba com as rodas. Mas a idéia é muito boa", defende Jair Nunes, que trabalha no Setor O.

Além desses dois projetos colocados em prática recentemente, outras sinalizações em passagens de pedestres também foram implantadas. Uma iluminação especial com rebatedores foi colocada nas faixas com menor visibilidade, facilmente encontradas entre as quadras do Plano Piloto.

Apesar das reclamações quanto aos sinais luminosos de Ceilândia, o Detran não deu maiores informações a respeito do equipamento, como custo e manutenção. Segundo o órgão, o problema pode ter sido causado pelas chuvas, vandalismo, ou algum outro tipo de interferência. Ainda segundo o departamento, as datas para que a manutenção seja feita não estão previstas.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: