sexta-feira, 6 de junho de 2008

2ª Divisão - Candangão

Diferente da ultima edição, o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2008, marcado para agosto e com tabela definida, não será mais por pontos corridos. As oito equipes disputam duas vagas na elite em turno único com semifinais (jogos de ida e volta) e uma partida final. A alteração da formula é uma decisão dos clubes junto com a Federação Brasiliense de Futebol (FBF). A outra novidade é o fim do limite de idade para atletas com mais 23 anos.

Segundo o vice-presidente da FBF, Paulo Araújo, o Paulinho, a alteração da forma de disputa foi uma solicitação da Federação junto aos clubes na reunião do Conselho Arbitral. "Os clubes aceitaram a alteração de forma unânime, os regionais precisam de uma partida final. Faz parte da festa", informou o dirigente.

Em 2008, o jogador profissional de qualquer idade pode atuar na competição. Com isso, os times não são mais obrigados a escalar apenas três atletas acima 23 anos por jogo como foi determinado na última edição. "A Federação já promove competições de categorias de base, com essa medida. Vamos dar mais trabalho para os profissionais com mais de 23 anos", destaca Paulinho.

Os oito participantes já estão confirmados para a disputa da segundona candanga. Lutam por duas vagas na Primeira Divisão do DF no ano que vem: Cruzeiro, Samambaia, Ceilandense, Guará, além de Santa Maria e Brasília (campeão e vice da Terceirona 2007) e Luziânia e Paranoá (rebaixados da elite em 2007).

O inicio do campeonato está marcado para começar no dia 3 de agosto, com término em 5 de outubro. A competição acontece em turno único. As quatro melhores equipes disputam a semifinal e o mando de campo até a partida final será decidido pelo índice técnico da 1ª Fase. Os dois finalistas sobem para a Primeira Divisão de 2009 e os dois piores colocados caem para a Terceira Divisão.


Fonte: Esporte Candango

Nenhum comentário: