domingo, 15 de junho de 2008

Hora das inscrições

Três cidades do Distrito Federal vão ganhar novos cursos da UnB, sendo que uma delas é Ceilândia, com o novo campus da universidade. Nesse segundo vestibular do ano, serão oferecidas 650 vagas para oito graduações, sendo que seis delas são nos recém-criados campi de Ceilândia e Gama. As inscrições começam no dia 17 de junho e vão até o dia 6 de julho, podendo ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/vestibular.

Em Ceilândia, a UnB oferece 240 vagas no total. Os novos cursos oferecidos no campus são: Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - todos com 45 vagas, cada. Além desses cursos, o novo campus da universidade vai oferecer também Gestão de Saúde, com 60 vagas. Do total de vagas, 48 serão reservadas para o sistema de cotas para negros.

A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 80. Os estudantes classificados no processo de seleção e que cursaram pelo menos dois anos do Ensino Médio em escolas das regiões terão o resultado de cada prova objetiva multiplicado por 1,2. Para garantir o benefício, é necessário entregar os históricos escolares de pelo menos duas séries do Ensino Médio, acompanhados de uma declaração ou certificado da escola, atestando que o candidato realizou as séries em escolas situadas nas localidades.

As provas do vestibular ocorrerão nos dias 26 e 27 de julho, com início às 14h. No sábado, serão aplicadas as provas de Língua Estrangeira, com 30 itens, de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, com 120 itens, e de Redação em Língua Portuguesa. No domingo, os inscritos farão prova de Ciências da Natureza e Matemática, com 150 itens. Haverá provas em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. Os inscritos terão cinco horas, a cada dia, para realizar as provas.

Os itens do tipo B das provas permanecem com uma pontuação maior. Nesse caso, os candidatos que acertarem a resposta somarão dois pontos a cada item, não havendo critério de pena para aqueles que errarem. A pena permanece para os itens do tipo A.

A população da Ceilândia aprova a criação do campus da UnB na cidade, e garante que vai melhorar muito pra quem estuda na universidade. O estudante Ricardo Souza, 17 anos, conta que vai prestar vestibular para a universidade e agora está muito mais animado para tentar. "Agora se eu passar não tenho que pegar dois ônibus para chegar lá, eu moro do lado, posso ir a pé. Facilitou muito para gente", empolgou-se.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: