quinta-feira, 26 de junho de 2008

Marilson vence mais uma



Classificado para a maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim, o brasiliense Marilson Gomes dos Santos venceu nos 10.000m no Troféu Brasil de atletismo e já pensa em disputar a prova na China. Ele triunfou nesta quarta-feira, em São Paulo, com o tempo de 29min24s61.

A segunda colocação ficou com Ubiratan dos Santos (29min38s25), seguido por Reginaldo de Oliveira Júnior (29min50s10). José Teles de Sousa, também classificado para a maratona em Pequim, abandonou a prova.

"Ela (10.000m) não está descartada", afirmou o campeão, que também possui índice olímpico na prova. Em maio, ele marcou 27min35s05 no Meeting de Neerpelt, ficando bem abaixo do índice A exigido (27min50).

Desde o ano passado, Marílson e seu treinador, Adauto Domingues, tinham planejado correr apenas a maratona na China. Segundo eles, era a prova na qual o brasileiro poderia obter os melhores resultados já que nas disputas de fundo em pista a concorrência com os africanos será mais complicada.

Agora, a dupla já repensa a situação não em função de resultados, mas sim de estratégia. "Pode ser que eu faça os 10.000m para sentir a competição. É mais para quebrar a tensão da estréia", diz, lembrando de suas experiências em Jogos Pan-Americanos. "Normalmente, corro a primeira prova mais tenso e na segunda estou bem melhor".

Mas Marílson ressalta que, por enquanto, a possibilidade de participar das duas provas é pequena. "Vai depender da minha condição física. Se não chegar muito cansado da viagem, se me sentir bem, porque às vezes você não se recupera bem de uma prova para a outra. Só vou correr (10.000m) se sentir que posso disputar sem comprometer minha maratona".

A lógica é a mesma que ele tem usado nas provas de pista nesta fase. "Uso os 10.000m para estudar as mudanças de ritmo que podem acontecer durante a maratona".

Campeão da Maratona de Nova York em 2006, Marílson pode ter feito sua última prova no Brasil antes da Olimpíada. "Talvez corra os 5.000m (no Troféu Brasil), mas ainda não é certeza". A prova vai ser disputada domingo, a partir das 9h40 (de Brasília).

Bicampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, 2003 e 2005, Marílson fará 30 dias de treinamento em altitude, na estação turística de Sierra Nevada, na Espanha, para as Olimpíadas. Antes dos Jogos, ele também pode participar da Meia maratona de Nova York ou Bogotá, como parte de sua preparação.


Fonte: Esporte Candango e Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: