sábado, 21 de junho de 2008

Exemplo a seguir



O entulho jogado em locais inadequados é um problema grave em Ceilândia. Muitas pessoas e carroceiros usam os espaços vazios entre as quadras para jogar lixo e animais mortos. Os moradores das QNPs 28, 32 e 36, que moram em frente a uma área pública sem casas, incomodados com a situação, resolveram arregaçar as mangas e cuidar do espaço por conta própria.

Há aproximadamente 15 anos, a realidade desses moradores mudou completamente, e o espaço vazio onde era jogado lixo, sustenta hoje plantações das mais variadas frutas, legumes e verduras. Hoje é raro um espaço que não tem uma horta cercada com tela no espaço público. Mesmo ocupando área pública, a população apóia a iniciativa dos moradores, que nunca foram incomodados pela Administração da cidade pela ocupação do espaço. "Só não podem é construir nessa área, mas aqui tinha muito lixo", disse uma moradora.

A diarista Maria Inácia Mendes disse que se cansou do mau cheiro que o lixo trazia para a sua casa, e resolveu transformar o espaço vazio numa pequena horta. Inácia mora no local há 28 anos, e há 10 tem a sua área cercada. "Encontrávamos todo o tipo de lixo nesse local. Já tirei muito cachorro morto em frente à minha casa. Não estamos ocupando espaço público, só cuidando", explicou.

No espaço cuidado por ela, é possível encontrar frutas como banana e acerola, além de cheiro verde, plantas medicinais, mandioca e outros produtos. Ela conta que depois da horta a maioria dos produtos consumidos em sua casa vem da plantação. A fartura é tanta que Maria compartilha os produtos de sua horta com os vizinhos que não têm.

Mesmo trabalhando fora, quando chega do serviço, a sua pequena horta é local certo para se distrair. Mesmo cansada, todos os dias ela pega o balde e rega as plantas. Em sua rotina diária, ela capina, molha e colhe. O que, para ela, é mais uma terapia de vida. "Tenho certeza que faço a diferença", finalizou.
Os moradores dizem que o visual da quadra mudou completamente por conta das plantações. Mas mesmo assim, onde não tem hortas ainda é possível encontrar entulhos.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: