quarta-feira, 18 de junho de 2008

Casa Brasil

O Núcleo de Multimídia da Unidade Casa Brasil UnB Ceilândia, se instalou na cidade em março de 2007 e, em pouco mais de um ano, faz a diferença para as pessoas que não têm condições de pagar pelos cursos. Na instituição são oferecidas oficinas de redação, vídeo popular, rádio popular, oficina de leitura, aulas de reforço para pré-vestibulandos, além de promover projetos de inclusão digital e social para as pessoas.

Os cursos oferecidos pela casa atendem a vários tipos de público, mas segundo o coordenador da unidade em Ceilândia, Eliseu Amaro, o principal foco são alunos de escolas públicas da cidade. "É importante dar oportunidade. Muitos não teriam acesso às essas culturas. As pessoas carentes de todas as idades têm agora oportunidade de desenvolver trabalho dessa graça aqui no projeto", disse.

Um projeto que faz mais sucesso é o "Conexões e Saberes", que oferece aulas de reforços para alunos que querem ingressar numa faculdade. Segundo a coordenadora do projeto, Soraia Barbosa e Santana, as aulas visam não só a entrada dos alunos no ensino superior. Para ela, o importante é garantir a permanência desses estudantes de origem popular na universidade. Hoje, o projeto conta com a atuação de 36 professores, dos quais, a maioria alunos da UnB. "O nosso projeto faz com que a gente volte às nossas origens e tenhamos a consciência de essas pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades que passamos na nossa época para entrar na UNB", disse. Os alunos atendidos pelo projeto têm idades variadas.

Foi com um dos projetos da casa que João Beserra Cavalcante viu a possibilidade de um futuro melhor. Ele foi aluno da primeira turma do curso de rádio popular e hoje dá aulas para outros alunos que também precisam de uma oportunidade. O instrutor chama atenção para a importância do projeto. "Os maiores valores que a pessoas aprendem aqui é você enxergar o mundo em outros aspectos. Não o de capitalistas, mas no aspecto mais humanista. O aluno consegue ter uma nova visão do mundo", resume.




Atualmente o Núcleo abriu vagas para os cursos nas áreas de produção de vídeo e rádio.

São 40 vagas nas oficinas de Vídeo Popular (Produção de Documentário) divididos em dois horários. E mais 30 vagas nas oficinas de Rádio Popular, também divididos em matutino e vespertino. As duas oficinas terão início no dia 23 de junho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho, de segunda a sexta. Endereço: CNN 01, BLOCO "E", edifício da UnB, em frente a estação do metrô de Ceilândia Centro.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Núcleo, podem ser obtidos pelo telefone: 3372 1979


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: